Vídeo de GCM de Sto.André viraliza em rede social com denúncia de sucateamento
Guarda diz que além de viaturas em condições precárias, ainda faltamfardas e munições; Sindserv confirma problemas e diz que não aceitará punição ao agente
- Guardas Municipais dizem que muitos estão com o uniformes em péssimas condições e não existem outros para substituição; Prefeitura afirma que fará licitação.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 29/05/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Guarda diz que além de viaturas em condições precárias, ainda faltamfardas e munições; Sindserv confirma problemas e diz que não aceitará punição ao agente
Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (29/05) causou muita polêmica, porque um GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André filmou viaturas em condições precárias e ainda denunciou a falta de fardas e cinturões. Ele afirmou que os agentes precisam tirar de seu próprio bolso para comprar os equipamentos.
O GCM será punido pela denúncia e o caso já foi enviado para a Corregedoria da Guarda, segundo informações do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), porque o estatuto da Corporação não permite tal comportamento. “Não vamos aceitar a punição ao guarda, pois o que ele falou é um sentimento e indignação de toda a Corporação. Falta munição e fardamento e alguns guardas precisam trabalhar internamente porque não têm fardas. Além disso, nossos coletes vencem no ano que vem”, afirmo a GCM Junia Cristina de Oliveira. “Trabalho há 21 anos na Guarda e em todas as gestões é a mesma coisa, os mesmos problemas”, completou.
De acordo com a dirigente sindical, a Secretaria de Segurança afirmou que há licitação em andamento para alugar viaturas e comprar equipamentos e fardas. “A promessa existe, mas não sabemos quanto tempo isso vai levar”, afirmou Junia.
Um guarda municipal, que preferiu não se identificar por temer represálias, disse que faz seis meses que solicitou uma bota para trabalhar e até agora não foi providenciada. “O Nosso salário melhor nesta gestão, mas enfrentamos problemas como falta de farda e viaturas velhas. Além disso, nosso sitema de rádio funciona muito mal há mais de uma ano e em algumas regiões não pega, colocando em risco a vida do trabalhador, caso precise chamar um apoio de emergência nesses locais”, disse o GCM.
Em nota, a Prefeitura afirmou que tem feito investimentos na Corporação ao longo desse governo. “A Prefeitura de Santo André esclarece que nunca se investiu tanto na questão da segurança pública e nos GCMs da cidade quanto nos últimos dois anos e meio. Após uma espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal oficializou o novo estatuto que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a modernização da legislação foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira, com elevação nos ganhos que podem chegar a 70% do salário-base destes profissionais”, informou.
Ainda de acordo com a administração Paulo Serra (PSDB), 30 novos Guardas Civis Municipais passaram a integrar o efetivo da corporação e que reforçaram o efetivo e o trabalho de patrulhamento nas ruas da cidade. “Toda a corporação tem também à disposição oito novas viaturas que incrementam as ações de segurança por toda a cidade. O investimento para equipar e adquirir os carros modelo Duster foi de R$ 1,2 milhão. Novas viaturas serão adquiridas e o governo espera realizar a troca de toda a frota da corporação”, afirmou a Prefeitura.
Outra observação do governo é de que uma verba da ordem de R$ 1,4 milhão será liberada para a aquisição de novos uniformes e equipamentos para toda a corporação. “A atual gestão, portanto, não mede esforços tanto para a valorização e reconhecimento destes servidores, quanto na melhoria das condições de trabalho. O fato apresentado hoje certamente não reflete o pensamento dos guardas e muito menos a realidade do dia a dia destes profissionais”, concluiu a Prefeitura.