VOLTAR
  • Economia

Via Rápida Emprego tem 48 vagas para curso de Auxiliar de Cozinha em Sto.André

Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura a partir de quinta-feira que vem

  • Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura a partir de quinta-feira que vem.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/02/2022
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura a partir de quinta-feira que vem

Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura a partir de quinta-feira que vem. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

A carreta itinerante do Via Rápida Emprego trará 48 novas oportunidades de qualificação profissional para os interessados em realizar o curso de Produção Alimentícia – Auxiliar de Cozinha em Santo André. Com previsão de início para a quinta-feira da semana que vem (24/02), a carreta com o curso ficará no estacionamento da Prefeitura de Santo André.

Com carga horária de 80 horas/aula, o curso tem duração de 16 dias úteis. Na atividade, os alunos serão capacitados para atuarem como auxiliar nos serviços de alimentação, ajudando outros profissionais da área no preparo e processamento de alimentos e na montagem de pratos.

Para os interessados, é necessário atenção em relação ao curto prazo de inscrição, que teve início nesta quarta-feira (16) e vai até segunda-feira (21), por meio do site www.cursosviarapida.sp.gov.br/cursos/7067/auxiliar-de-cozinha.

Ao todo serão três turmas, sendo uma por período. No da manhã, as aulas ocorrerão das 8h às 12h10; à tarde, o curso será ministrado das 13h às 17h10; à noite, as aulas serão realizadas das 18h às 22h10. Cada turma está com 16 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

O aluno poderá receber uma bolsa auxílio de até R$ 210, que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site do Via Rápida, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a realização do curso só é possível graças às parcerias realizadas com o Governo do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza e Escola de Ouro Andreense, além do apoio das demais secretarias, como a de Segurança Cidadã, Mobilidade Urbana, Manutenção e Serviços Urbanos e Inovação e Administração.

Para Banzato, o curso de Auxiliar de Cozinha vem de encontro com uma das principais demandas geradas na cidade nos últimos anos. “Santo André tem se destacado como um grande polo gastronômico do ABC. Temos tido bastante contratação para a área devido ao grande número de aberturas de restaurantes e bares. Esta qualificação é fundamental e temos muito orgulho do projeto”, disse o secretário.

Esta é a primeira atividade da carreta móvel do Via Rápida Emprego no ano em Santo André. À distância, há inscrições abertas até esta sexta-feira (18) para os cursos de Assistente Administrativo e de Porteiro e Controlador de Acesso. Os interessados podem se inscrever no site http://www.cursosviarapida.sp.gov.br/onde-estudar.

O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. A ação tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e de formação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego.

A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.