Vereador flagra secretário de Mauá usando carro oficial sem identificação
Vídeo viraliza nas redes sociais; Reinaldo Soares de Araújo repudia abordagem e diz que veículo é utilizado em fiscalizações de transporte clandestino e outros serviços
- Vereador flagra secretário de Mauá usando carro oficial sem identificação.
Foto: Reprodução/Vídeo
- Por: Juliana Finardi
- Publicado em: 04/11/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Vídeo viraliza nas redes sociais; Reinaldo Soares de Araújo repudia abordagem e diz que veículo é utilizado em fiscalizações de transporte clandestino e outros serviços
Um vídeo do vereador de Mauá Sargento Simões (PL) viralizou na última semana ao flagrar o secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Reinaldo Soares de Araújo, utilizando um veículo da Prefeitura descaracterizado, ou seja, sem os adesivos com os dizeres “Prefeitura de Mauá. Mauá para todos – governo municipal”, que estão presentes em todos os demais carros da frota.
As imagens foram feitas na quinta-feira da última semana (26/10), por volta das 10h, e já tiveram 49,2 mil visualizações na rede social de Sargento Simões. O vereador diz que enviou o material como forma de denúncia ao MP (Ministério Público) e Tribunal de Contas do Estado.
“Mandei para as autoridades competentes porque o que ele fez é no mínimo crime, peculato (posse ou subtração de bem público por funcionário público para benefício próprio ou de terceiro). Apropriou-se de algo que não é dele e que está sendo pago pela Prefeitura. Até agora, o prefeito Marcelo Oliveira não fez nada. A informação que eu tenho é que ele fez uma reunião com os secretários sobre o assunto, mais nada”, afirmou Simões. Ele diz ainda, sem revelar nomes, ter denúncias relacionadas a outros secretários na mesma situação.
No vídeo, o vereador mostra o veículo de placa FUA2J64 sem os adesivos e com insulfilm, estacionado próximo a uma esquina no bairro Matriz, nas redondezas de uma conhecida padaria frequentada por políticos e autoridades locais.
Veja vídeo
Repúdio e explicação
Em entrevista exclusiva ao ABCD Jornal, o secretário afirma que o vídeo foi editado e repudia a abordagem do vereador na manhã de quinta-feira, a qual classifica como “desrespeitosa, sem educação, invasiva e fora de contexto”. Araújo também diz que uma nota de repúdio à ação de Simões será divulgada na próxima semana, quando também serão tomadas medidas cabíveis.
Ao enviar fotos à reportagem, o secretário de Mobilidade Urbana explica que o veículo é utilizado por outros agentes públicos 24 horas por dia, inclusive em períodos noturnos, finais de semana e feriados principalmente para a fiscalização de transporte clandestino de passageiros e nos serviços de recapeamento de vias públicas.
É exatamente por conta destes serviços, de acordo com Araújo, que o carro do vídeo foi descaracterizado (sem os adesivos que identificam a Prefeitura). “As secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão combatendo a prática do transporte clandestino e de forma alguma o veículo está sendo utilizado para fins próprios”, afirma.
Parente do prefeito?
O vereador também menciona em sua fala no vídeo que o secretário seria parente do prefeito Marcelo Oliveira. Araújo diz que não tem parentesco com o prefeito e que o discurso do parlamentar está “completamente fora de contexto”.
“Em nosso município, devido ao discurso de ódio disseminado pelo vereador entre seus correligionários e em suas redes sociais, a população tem sido instigada a nutrir sentimentos de ódio e rancor pelos agentes de trânsito. Isso tem levado a hostilizações e desrespeito aos agentes no exercício de suas funções diárias. O vereador tem conduzido uma campanha desmedida, desrespeitosa e vexatória”, afirma.
Vizinhos
Moradores das redondezas da residência do secretário relatam ao ABCD JORNAL que o veículo permanece estacionado no bairro durante toda a noite aos finais de semana. Na última vez, na madrugada, foi fotografado por um vizinho na rua Manoel Franco, esquina com a Rua Geraldo Ventura Gomes, no Jardim São Judas, próximo de onde, ainda de acordo com os munícipes, mora o secretário Araújo.