Vacinação contra Covid no ABCD supera 80% da população adulta
Região também ultrapassou 30% da população com o esquema vacinal completo
- Vacinação contra Covid no ABCD supera 80% da população adulta.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 06/08/2021
- Compartilhar:
- [addtoany]
Região também ultrapassou 30% da população com o esquema vacinal completo
O Grande ABC ultrapassou a marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A região superou ainda 30% da população acima de 18 anos com o esquema vacinal completo.
De acordo com dados das secretarias municipais de Saúde, compilados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foram aplicadas até esta quinta-feira (4/8) 2,339 milhões de doses de um dos quatro imunizantes aprovados para uso no Brasil. O total corresponde a 80,4% do público-alvo de 2,09 milhões de pessoas vacináveis nas sete cidades. Além disso, 31,5% de todas as pessoas com 18 anos ou mais que residem na região já estão com o esquema vacinal completo.
O grupo de vacináveis é representado pelas pessoas acima de 18 anos que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), podem receber as doses. O público adulto alvo do PNI foi definido considerando as informações do Censo 2010 e da estimativa da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.
Entre as cidades do Grande ABC, Santo André e Ribeirão Pires estão próximas de completar a imunização da população adulta com pelo menos uma dose, com percentuais de 86,5% e 86,3% respectivamente. Em São Caetano do Sul, a cobertura está em 82,4%, seguida de Diadema (80,5%), São Bernardo do Campo (79,9%), Mauá (70,3%) e Rio Grande da Serra (66,4%).
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o avanço da vacinação das sete cidades é fundamental para a região superar a pandemia.
“A vacina é o caminho para vencermos o coronavírus. Nossa região segue avançando com o calendário conforme novas remessas são recebidas pelas sete cidades, que seguem desenvolvendo uma logística ágil e organizada para imunizar a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.