Tarcísio toma posse como governador e diz que Bolsonaro foi ousado em lançá-lo
Cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã deste domingo
- Cerimônia de posse de Tarcísio de Freitas ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã deste domingo.
Foto: Divulgação/Alesp
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 01/01/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã deste domingo
Tarcísio de Freitas (Republicanos) tomou posse na manhã deste domingo (01/01) em cerimônia realizada na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e citou no discurso o ex-presidente Jair Bomsonaro (PL), seu padrinho político.
“Na política, inicio os agradecimentos, como não poderia deixar de ser, ao presidente Jair Bolsonaro, que me lançou este desafio, que enxergou o que ninguém havia enxergado naquele momento”, disse o novo governador que derrubou do poder o PSDB que governou o Estado de São Paulo por 28 anos consecutivos.
Durante os agradecimentos ao ex-presidente, Tarcísio ressaltou que Bolsonaro foi “ousado” em apostar em sua candidatura ao governo do Estado.
“O presidente Jair Bolsonaro me lançou esse desafio. E enxergou naquele momento o que ninguém enxergou: quanta ousadia”
Tarcísio disse que seu secretariado é formado por técnicos “desvinculados” das pressões partidárias. “A indicação irresponsável de dirigentes é a raiz da ineficiência, da corrupção, do fisiologismo e, por que não dizer, desmoralizam a própria democracia, como já foi dito nesta casa pelo governador José Serra”, discursou.
Ele agradeceu os 13,48 milhões de votos recebidos e afirmou que, a partir de sua posse, governará para todos.
“Entendemos o recado das urnas: vamos governar para todos, renovando a esperança de um futuro melhor, percebendo e explorando cada potencial do Estado, apostando na inovação, na tecnologia como arma poderosa para o crescimento e para a melhoria na prestação dos serviços”.
Transmissão do cargo
Já no Palácio dos Bandeirantes na transmissão do cargo e posse dos secretários, Tarcísio voltou a elogiar o governo Bolsonaro e disse esperar que não haja retrocessos no governo Lula com relação aos gastos públicos, gestão fiscal e parcerias com a iniciativa privada. O novo governador ainda destacou que a pacificação dependerá de “gestos” e “passará seguramente por retrospectiva crítica que nos blinde dos erros cometidos, que nos ensine, mas também pelo reconhecimento de avanços”.
Tarcísio, que foi ministro de Infraestrutura de Bolsonaro, usou o discurso para falar das realizações do ex-presidente, como privatizações e concessões, bem como a aprovação de marcos, como saneamento e gás.
“Será a primeira vez, desde a redemocratização, que um presidente leva para o seu sucessor um gasto menor do que o herdado pelo governo anterior”, concluiu.
Rodrigo Garcia
O governador Tarcísio de Freitas e o vice-governador Felício Ramuth participaram neste domingo, da cerimônia de passagem de cargos do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Eles foram recebidos pelo ex-governador Rodrigo Garcia, que fez a entrega de um pavilhão do Estado antes de deixar a sede do governo paulista, ao lado de sua esposa Luciana Garcia.
Tarcísio e Felício chegaram ao Palácio com as esposas Cristina e Vanessa. Eles seguiram para o Auditório Ulysses Guimarães, onde assinaram o termo de posse e também deram posse aos novos secretários da gestão 2023-2026. Em seu primeiro pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes como governador de São Paulo, Tarcísio citou as prioridades do governo e defendeu a ampliação dos programas sociais e dos investimentos em obras de infraestrutura.
“Hoje é um dia especial, pois marca o início de uma caminhada. Pelos próximos quatro anos, o time que hoje assume fará o máximo para vencer os imensos desafios que nos são impostos. A reponsabilidade de governar um Estado como São Paulo, que se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo, 3ª da América Latina, é enorme, só não é maior do que a motivação de fazer a diferença. Apesar da pujança, temos um Estado desigual e a atenção às demandas populares deve ser o grande direcionador da ação do Estado”, disse Tarcísio de Freitas.
A cerimônia foi acompanhada por um auditório lotado. Familiares, amigos, além de autoridades e convidados compareceram para o evento que marca o início do governo. Tarcísio, Felício e os demais secretários deixaram o auditório e cumprimentaram os convidados no Hall Nobre, onde também posaram para fotos.
O governador de São Paulo já tem compromissos assumidos no seu primeiro dia de trabalho nesta segunda-feira (02/01). Na oportunidade, Tarcísio se reunirá pela primeira vez com todos os secretários para uma reunião de planejamento e de definição das prioridades desta gestão nos próximos quatro anos.
Secretários do governo Tarcísio de Freitas
Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva
Secretaria de Educação – Renato Feder
Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab
Casa Civil – Arthur Lima
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende
Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite
Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger
Secretaria de Comunicação – Lais Vita
Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima
Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz
Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini
Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade
Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena
Secretaria de Políticas para a Mulher – Sonaira Fernandes
Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto
Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco
Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton
Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira
Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior
Secretaria de Esportes – Coronel Helena Reis
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Vahan Agopyan
Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos