Tarcísio entrega 240 moradias na divisa do ABCD ao lado de Orlando e Auricchio
Segunda maior comunidade da América Latina, Heliópolis recebe mais uma etapa do empreendimento assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake
- Segunda maior comunidade da América Latina, Heliópolis recebe mais uma etapa do empreendimento assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.
Foto: Divulgação/Governo d Estado
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 24/01/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Segunda maior comunidade da América Latina, Heliópolis recebe mais uma etapa do empreendimento assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake
O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Estado da Habitação, Marcelo Branco, entregaram nesta terça-feira (24/01) o Residencial Vitória (Condomínio IV), com mais 240 unidades habitacionais de interesse social do conjunto Sabesp II, projetado pelo premiado arquiteto Ruy Ohtake especialmente para a comunidade de Heliópolis, a segunda maior da América Latina, no bairro do Sacomã, zona sul da capital. O local fica na divisa de São Paulo com a região do ABCD. Os prefeitos Orlando Morando, de São Bernardo, e José Auricchio Júnior, de São Caetano, participaram da inauguração.
“É muito bom ver pessoas realizando o sonho da casa própria. Vamos entregar muitas habitações, investir não só na construção de novas moradias, mas também na recuperação da infraestrutura das que já existem”, destacou Tarcísio de Freitas.
O evento marca a entrega da segunda etapa do convênio firmado entre o Estado de São Paulo e a prefeitura paulistana em 2011 para a construção dos empreendimentos Sacomã, na área conhecida como Sabesp II. O investimento de R$ 123,3 milhões vem sendo repassado pela CDHU (Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), empresa vinculada à SDHU, à Secretaria Municipal de Habitação para a viabilização das obras.
“Este grande empreendimento foi possível com a participação e dedicação da comunidade de Heliópolis e de suas lideranças. Vamos continuar atuando aqui na comunidade e no desenvolvimento nas áreas metropolitanas do Estado”, afirmou o secretário Marcelo Branco.
O empreendimento Sabesp II conta com cinco condomínios compostos por oito prédios de oito andares e um total de 1.200 unidades habitacionais, das quais 600 já foram entregues entre 2017 e 2019. Os demais 360 apartamentos têm previsão de entrega em 2024. O convênio com a prefeitura já havia viabilizado anteriormente outro empreendimento na mesma região, com 200 unidades, entregues em 2014.
Os moradores do Residencial Vitória integram a carteira de mutuários da CDHU, que oferece financiamento habitacional com prestações compatíveis com a renda familiar. Os apartamentos têm 45,66 m² com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Assinado por um dos mais influentes arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, o Sabesp II se caracteriza por um novo conceito de moradia popular que oferece mais conforto entre os ambientes. A infraestrutura traz paisagismo, área de lazer coberta e descoberta, academia para a terceira idade, playground e unidades térreas adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
O designer diferenciado do empreendimento favorece a ventilação, que é cruzada entre os espaços internos, o que mantém a temperatura mais amena comparada ao ambiente externo. Também é possível o uso compartilhado da área comum entre os prédios que integram os condomínios. A concepção do projeto foi inteiramente planejada para melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores, famílias atendidas em auxílio-moradia que foram removidas de áreas de risco.
A área do Sabesp II tem mais de 81 mil m² e foi desapropriada pela prefeitura em 2011. Está localizada na região do Ipiranga, na zona sul, considerada a maior comunidade em extensão territorial da cidade.