VOLTAR
  • Espaço Pet

Sto.André realiza encoleiramento de cães e gatos contra a febre maculosa

Ação ocorre sem necessidade de agendamento em escola no Recreio da Borda do Campo A Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, começou nesta sexta-feira (16/09) e continuará nesta segunda-feira (19/09), das 9h às 15h30, ação de encoleiramento de cães e gatos e orientações de guarda responsável em […]

  • Sto.André realiza encoleiramento de cães e gatos contra a febre maculosa.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/09/2022
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Ação ocorre sem necessidade de agendamento em escola no Recreio da Borda do Campo

cão sendo encoleirado

Sto.André realiza encoleiramento de cães e gatos contra a febre maculosa. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

A Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, começou nesta sexta-feira (16/09) e continuará nesta segunda-feira (19/09), das 9h às 15h30, ação de encoleiramento de cães e gatos e orientações de guarda responsável em frente a Escola Estadual Professora Francisca Helena Fúria, localizada na Avenida Mico Leão Dourado, 2.361, no bairro Recreio da Borda do Campo.

A medida tem como objetivo proteger os animais da febre maculosa. A Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) estima encoleirar cerca de 1,5 mil animais da região contra os carrapatos que transmitem a doença. A ação ocorre por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.

“Encoleirar os animais contra carrapatos nas regiões de mata é uma medida de saúde pública, pois o carrapato pode adentrar na residência por meio do animal de estimação e contaminar algum integrante da família com a febre maculosa, que é uma doença perigosa e que pode ser fatal”, comenta o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, César Rangel Gusmão.

Além do encoleiramento, o Departamento de Vigilância à Saúde realiza até o dia 23 de setembro a Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa. Entre as ações, estão previstas capacitações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) das unidades de saúde do Jardim Santo André e Recreio da Borda do Campo, além da distribuição de materiais educativos nas escolas da região.