Sto.André entrega Casa da Gestante com estadia antes e depois do parto
Espaço garantirá hospedagem, alimentação e acompanhamento por equipe multiprofissional a gestantes, puérperas e bebês em quadro de risco
- Espaço garantirá hospedagem, alimentação e acompanhamento por equipe multiprofissional a gestantes, puérperas e bebês em quadro de risco.
Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 09/08/2020
- Compartilhar:
- [addtoany]
Espaço garantirá hospedagem, alimentação e acompanhamento por equipe multiprofissional a gestantes, puérperas e bebês em quadro de risco
A Prefeitura de Santo André entregou neste sábado (08/08) a Casa da Gestante, localizada ao lado do Hospital da Mulher, no Parque Novo Oratório. O equipamento foi inaugurado dentro dos padrões do programa Qualisaúde e oferece cuidado para gestantes, puérperas e bebês que apresentam quadro de risco e precisam de um cuidado com mais vigilância e proximidade dos serviços de saúde, ainda que não haja necessidade de internação hospitalar.
“Estamos aqui em mais uma entrega importante, de uma obra abandonada há cinco anos e que graças ao novo modelo de gestão que implementamos podemos entregar para as futuras mães. Teremos aqui o acolhimento, cuidado e respeito pelas gestantes da nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.
A Casa da Gestante garantirá hospedagem, alimentação e acompanhamento por equipe multiprofissional, sete dias por semana, 24 horas por dia. O local também oferecerá assistência a puérperas com bebê internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, além de puérperas que precisam de orientação e treinamento nos cuidados especiais com a criança.
As mulheres que vão utilizar este equipamento público serão identificadas pela Atenção Básica ou Especializada e, posteriormente, referenciadas para a Casa da Gestante.
“A Casa da Gestante é um espaço destinado para todas as mulheres que estão em situação de risco, seja social ou de saúde, e que nem sempre podem se deslocar do seu lar para o hospital. Aqui elas serão avaliadas pela equipe médica e farão deste espaço sua casa por alguns dias”, explicou o secretário de saúde, Márcio Chaves Pires.
Com capacidade para atender até 20 usuárias, o espaço conta, dentro de sua estrutura, com quatro suítes para acomodação, sala de atendimento individualizado, espaço de estar e acolhimento das mães, cozinha, copa, área de serviço e sanitários.