Semasa devolve à natureza coruja que é considerada uma das maiores do Brasil
Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso
- Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso.
Foto: Divulgação/PSA
- Por: Redação
- Publicado em: 25/10/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso
A maior coruja tropical, também considerada uma das maiores do Brasil, foi resgatada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na última segunda-feira (21/10). Conhecida também como murucututu-de-barriga-amarela, a ave chega a medir 54 centímetros.
A ave, que é uma espécie endêmica (se desenvolve em determinada região geográfica) da Mata Atlântica, tem hábitos estritamente noturnos e é de difícil visualização por habitar matas mais fechadas. Ela apareceu em uma casa que fica na avenida Áurea, na Vila Helena, e a moradora entrou em contato com o Semasa. Por causa do desmatamento, a coruja murucututu tem vindo para as áreas urbanas em busca de alimentos.
A aposentada Josefina Chiquinato, que mora no local há mais de 35 anos e nunca tinha sequer visto uma coruja de longe, recebeu a visita especial por volta de 10h30 do último domingo (20/10). Foi o seu filho que viu a ave no muro e a alertou. “Eu achei que ela fosse ficar um pouco e voar, mas não”, disse.
Por causa do animal, inclusive, a casa de Josefina virou ponto turístico. “Veio um monte de gente ver ela. Um vizinho até queria levá-la para casa para criar, mas eu falei que não pode, porque conheço a lei”, afirmou Josefina.
De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.
Após o Semasa resgatar a murucututu e constatar que ela não precisava de cuidados veterinários, a ave foi devolvida à natureza, sendo levada até o Parque do Pedroso.
Poucos minutos depois que o Semasa buscou o animal, a dona Josefina já estava sentindo a falta do bichinho. “Estou me sentindo feliz, mas vou sentir saudades, porque ela é linda. Mas sei que precisa ficar na natureza. Nenhum animal foi feito para ficar preso”, ponderou.
Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com o Semasa, pela Central de Atendimento 115, pelo Facebook da autarquia, com a GCM (Guarda Civil Municipal), no telefone 4428-1700, ou com a Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, pelo telefone 4433-1958.