VOLTAR
  • Economia

Seis cidades acabarão com restrições no comércio no ABCD

Consórcio Intermunicipal do ABCD informou que a Região atinge 70% da população a partir de 12 anos imunizada e inicia transição para plano estadual

  • Vacinação no ABCD avança e casos de covid-19 diminuem nos municípios da região.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/10/2021
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Consórcio Intermunicipal do ABCD informou que a Região atinge 70% da população a partir de 12 anos imunizada e inicia transição para plano estadual

mulher é vacinada contra covid-19

Vacinação no ABCD avança e casos de covid-19 diminuem nos municípios da região. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

O Grande ABC atingiu, nesta quarta-feira (06/10), o patamar de 70% da população a partir de 12 anos com o ciclo de imunização completo contra a Covid-19. A partir da marca, as prefeituras da região iniciam a transição para o Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado, conforme as particularidades de cada município. Atualmente, só São Caetano segue o plano estadual e não conta com restrições de horário e capacidade no local.

Considerando os moradores a partir de 18 anos, a imunização com as duas doses ou dose única já supera 78%. O total de doses de vacinas aplicadas na região supera 3,8 milhões.

“Diante das novas marcas, conforme resolução do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, as restrições de horários e capacidade de ocupação presencial para funcionamento dos serviços e das atividades comerciais passam a ser deliberadas individualmente pelas prefeituras consorciadas, considerando a peculiaridade de cada município nas suas coberturas vacinais e no índice da população infectada”, informou nota do consórcio.

Atualmente, seis das sete cidades mantêm medidas de restrição mais rígidas do que as estabelecidas pelo plano estadual.

Pandemia

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que a região atingiu os índices considerados ideais por especialistas para atingir a imunização coletiva, assim como a importância da segunda dose para completar o esquema vacinal.

“Os números dão mais segurança para que as prefeituras possam ampliar suas flexibilizações, considerando as particularidades de cada município. A queda dos números de casos e óbitos na nossa região é resultado direto do aumento do número das pessoas vacinadas. Vamos seguir para que a imunização da nossa gente siga com eficiência e agilidade, que são marcas do combate à pandemia no Grande ABC”, afirmou Paulo Serra.