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Secretário de Doria diz que licitação do BRT para o ABCD sai até dezembro

Baldy comparece ao Consórcio para reunião com prefeitos da região e apresentou alteração no traçado; obras iniciam em 2020  

  • Na reunião com o secretário Baldy estavam presentes os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/09/2019
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Baldy comparece ao Consórcio para reunião com prefeitos da região e apresentou alteração no traçado; obras iniciam em 2020  

 

Na reunião com o secretário Baldy estavam presentes os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy, informou nesta quinta-feira (12/09) aos prefeitos do ABCD que integram o Consórcio Intermunicipal que haverá uma alteração no trajeto da linha 18-Bronze, que envolve o BRT (Bus Rapid Transit) e que ligará Santo André, São Bernardo e São Caetano até a estação Sacomã. O desenho do traçado será apresentado até o fim do ano, bem como a licitação que sairá até dezembro, para o início das obras no primeiro semestre de 2020.

Com a alteração, haverá um aumento do número de estações, pois no projeto original a ligação era com a estação Tamanduateí. Outra mudança é que além da linha 2-Verde, haverá uma interligação com o Expresso Tiradentes, utilizado para acessar o extremo leste da Capital.

“O Governo do Estado de São Paulo está modelando o projeto do BRT para que possa ser licitado até dezembro de 2019. Inclusive, já houve alteração naquela que foi a divulgação inicial, incluindo algumas estações para que o destino não seja somente a Estação Tamanduateí, mas sim o terminal Sacomã, integrando com o Expresso Tiradentes, em São Paulo”, afirmou o secretário estadual.

O traçado apresentado prevê 20 paradas, sendo 17 nas cidades do ABCD outras três na capital. Além de trajetos com embarque e desembarque em todas as estações, o serviço deve contar com viagens expressas, entre o Centro de São Bernardo do Campo e o terminal Sacomã, e semiexpressas, com somente quatro paradas. O investimento estimado é de R$ 860 milhões, e a previsão é de que a implementação ocorra em 18 meses, a partir do início de sua construção.

O presidente do Consórcio e  prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou uma novidade, que é a criação de comitê que acompanhará a tramitação desse processo do BRT, bem como as reformas das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Esse grupo será composto por secretários e secretários-adjuntos de transporte da região.

Apresentação

O governador João Doria apresentou esse projeto do BRT em julho. O secretário Baldy viria no mês seguinte ao ABCD para detalhar o projeto para os prefeitos, mas somente agora fez a apresentação. Dora anuniou na época a mudança do modal da Linha 18 – Bronze do Metrô, inicialmente licitada por VLT e que agora será BRT.

Outro anúncio na ocasião foi com relação à Linha 10 – Turquesa da CPTM  que o governador quer que seja padrão Metrô, com compra de trens e reformas das estações.

O projeto da Linha 20 envolve ainda a linha Rosa do metrô quer vai interligar o ABC à Lapa. O prefeito Orlando Morando (PSDB) informou que São Bernardo conquistará três estações do metrô: Afonsina, Rudge Ramos e Taboão.

O prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano, destaca a viabilidade do projeto, por apresentar prazo de execução e custo factíveis. “Agora é unir esforços, para chegarmos a um modelo de transporte que ofereça segurança, sustentabilidade e um padrão de qualidade elevado, além de atender um quantitativo de passageiros superior à demanda apresentada”, disse.

O prefeito de Santo André  destacou o projeto. “Dizem que o ABC desistiu de ter um metrô, é uma mentira. Na verdade, nós estamos ganhando mais modais. A linha 10-Turquesa já está sendo modernizada com os novos trens e agora está caminhando para virar um metrô de superfície. Entendemos a falta de esperança das pessoas, pois é um assunto que já se alonga há anos, mas está se encaminhando”, afrmou.

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), enfatizou a necessidade do município de Diadema estar na discussão regional de mobilidade e solicitou investimentos e melhorias em toda extensão da calha do trólebus e nos terminais de ônibus, que são responsabilidade da EMTU. Os secretários de Transportes, José Carlos Gonçalves, e o secretário de Serviços e Obras, José Marcelo Marques, também participaram da reunião.

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), afirmou que sua reivindicação é com relação à reforma das estações de trem da CPTM. “Infelizmente, falta acessibilidade nas estações”, finalizou.

Além desses quatro prefeitos, estavam presentes na reunião o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Marilza de Oliveira (PSD) e a deputada estadual Carla Morando (PSDB).