São Luiz S. Caetano lança novo serviço com foco em endometriose
Núcleo especializado para tratamento da doença conta com estruturas completas para diagnóstico e tratamento
- São Luiz S. Caetano lança novo serviço com foco em endometriose.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 26/07/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Núcleo especializado para tratamento da doença conta com estruturas completas para diagnóstico e tratamento
O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano conta agora com um serviço especializado em endometriose, doença inflamatória que atinge cerca de 10% da população feminina na idade fértil.
O Núcleo de Endometriose reúne em um único local as diferentes abordagens necessárias para diagnóstico e tratamento, com consultas ambulatoriais, equipe multiprofissional, exames, terapias, cirurgias e leitos de internação e UTI.
A endometriose ocorre quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, se encontram fora da cavidade uterina, se espalhando pela cavidade abdominal e até infiltrando outros órgãos e estruturas.
“Entre os principais sintomas estão dores incapacitantes, sangramentos, infertilidade e até mesmo sequelas em outros órgãos, como intestino, bexiga e ureteres”, explica Dr. Francis Helber, cirurgião ginecológico, especialista em procedimentos minimamente invasivos.
Outro ponto importante é em relação aos efeitos negativos causados pela demora na identificação da doença. “Com a progressão do quadro, os sintomas vão se intensificando e tem impacto cada vez mais negativo na qualidade de vida da mulher”, complementa Helber.
Dados apontam que, em média, o diagnóstico da endometriose pode levar até oito anos. “Nesse cenário, é extremamente importante um serviço especializado, capaz de identificar e iniciar o tratamento com rapidez”, enfatiza Dr. Anderson Nascimento, Coordenador Médico.
O Núcleo de Endometriose do São Luiz São Caetano conta com equipe multiprofissional composta por ginecologistas, urologistas, cirurgiões gerais, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, além de um Grupo da Dor.
“Além de especialistas, a unidade possui também infraestrutura completa, como exames de imagem de última geração e centro cirúrgico com o que há de mais avançado na medicina, como cirurgia robótica”, destaca o coordenador.
Ao longo de sua trajetória, o hospital da Rede D’Or, e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, preza pela qualidade técnica e assistencial, com cuidado humanizado e centrado no paciente. No ano passado, conquistou a Joint Commission International (JCI), uma das principais certificações internacionais de qualidade.
Entre as opções de tratamento para a endometriose está o uso de medicamentos para alívio dos sintomas ou hormônios para interrupção dos ciclos menstruais, além de cirurgia para remoção dos focos de acúmulo das células.