São Caetano passa a monitorar cidade com 350 câmeras de segurança
Prefeito Auricchio diz que giro completo de câmeras em todo território do município leva apenas 4 minutos e Polícia ressalta redução de crimes
- Prefeito Auricchio diz que giro completo de câmeras em todo território do município leva apenas 4 minutos.
Foto: Gislayne Jacinto
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 11/08/2020
- Compartilhar:
- [addtoany]
Prefeito Auricchio diz que giro completo de câmeras em todo território do município leva apenas 4 minutos e Polícia ressalta redução de crimes
O prefeito de Sao Caetano, Jose Auricchio Júnior, entregou na noite desta terça-feira (11/08), o Centro de Gerenciamento de Emergências, na rua Anhanguera, 71, no Bairro Cerâmica. A cidade instalou 229 novas câmeras, que somadas às que já existiam totalizam agora 350 equipamentos de monitoramento.
De acordo com o prefeito, para viabilizar a instalação foram instalados 244 quilômetros de cabos de fibra ótica para a ligação completa do sistema.
Auricchio afirmou ainda que os pontos de instalação foram definidos conjuntamente com as Polícias civil e militar que usaram da inteligência na elaboração do mapeamento.
O investimento foi de R$ 15 milhões e o contrato com o consórcio de empresas que fará a manutenção dos equipamentos terá duração de dois anos renovável por igual período.
“São Caetano está equipada não só no ponto de vista de segurança, como também em relação aos serviços de atendimento médico, efeitos judiciais, controle da mobilidade e monitoramento dos rios, onde foram colocadas regras pluviométricas. Tudo de forma integrada”, disse.
A delegada titular do DP (Distrito Policial) sede de São Caetano, Luciara de Cassia da Conceição Campos, afirmou que o monitoramento da cidade ajudará nas investigações dos crimes. A delegada contou que quando o sistema estava em fase experimental, foi possível elucidar um homicídio ocorrido em fevereiro deste ano. As câmeras flagraram o veículo de um aplicativo que resultou na prisão do assassino.
O comandante da 3ª Companhia do 6º Batalhão da PM, o capitão Rodrigo Rocco Razuk Maluf, também ressaltou a importância do sistema integrado. “Teremos um policial militar dentro do centro que nos passará as informações captadas pelas câmeras. Com isso, poderemos chegar mais rápido nas ocorrências”, disse.
O secretário de Segurança no Município, Jorge Salgado, informou que o trabalho conjunto entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e as Polícias Civil e Militar tem possibilitado a redução nos índices de criminalidade de São Caetano. “A redução poderá ser ainda maior com a instalação de mais 229 câmeras em toda a cidade”, concluiu.