São Caetano inicia serviço de orientação médica por telefone
Serviço, inédito entre os municípios da região, é destinado a pacientes, portadores do Cartão São Caetano, com quadros de baixa complexidade
- Auricchio diz que o atendimento por telefone é uma inovação que, embora muito sofisticada tecnologicamente, não resultará em perda da essência da Saúde em São Caetano.
Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 11/03/2020
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Serviço, inédito entre os municípios da região, é destinado a pacientes, portadores do Cartão São Caetano, com quadros de baixa complexidade
A Prefeitura de São Caetano iniciou o serviço de orientação médica por telefone aos moradores. É a Telemedicina, que vem ganhando cada vez mais espaço no setor privado e ainda é uma novidade na área pública.
Desde o dia 2 de março, os mais de 160 mil sulsancaetanenses já são beneficiados com a iniciativa. Basta ligar para 0800 941 8543. Tudo de graça. A Telemedicina integra o Programa Acelera Saúde, que concentra uma série de ações transformadoras no sistema municipal, como os programas Remédio em Casa e Saúde Hora Extra, que amplia o funcionamento de UBSs para à noite e aos sábados.
O serviço, inédito entre os municípios da região, é destinado a pacientes, portadores do Cartão São Caetano, com quadros de baixa complexidade, como dor de garganta, pequeno mal-estar, enjoo, febre baixa e resfriado, entre outros sintomas. Para emergências e quadros graves, o número segue sendo o 156, do SOS Cidadão.
“A Telemedicina não só traz mais conforto, segurança e qualidade na assistência aos nossos moradores, mas, também, em médio prazo, possibilitará a formulação de políticas específicas em Saúde por meio de uma ampla base de dados epidemiológicos da nossa população”, avalia o prefeito José Auricchio Júnior. “É uma inovação que, embora muito sofisticada tecnologicamente, não resultará em perda da nossa essência aqui em São Caetano, que é cuidar de gente, construindo a cada dia uma cidade para as pessoas”, disse.
Após efetuar a ligação, o morador será atendido por enfermeiros treinados especialmente para o serviço, com médicos na retaguarda, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição (como dipirona ou aspirina) e, dependendo do caso, orientar que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima. A ferramenta é alternativa, inclusive, para a identificação de casos suspeitos ou esclarecimento de dúvidas sobre o coronavírus.