Cidades
CIDADES
São Bernardo inicia vacinação contra a Influenza para população em geral
Imunização está disponível em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sem necessidade de agendamento desde que morador
- São Bernardo antecipa início da campanha contra a influenza para todas as pessoas acima de seis meses.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 15/05/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Imunização está disponível em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sem necessidade de agendamento desde que morador
A Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (15/5), à vacinação contra a Influenza para a população em geral. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda, sem necessidade de agendamento. Para receber a proteção, o munícipe deve procurar um dos postos portando documento de identificação. No caso dar crianças a idade mínimo é seis meses.
Conforme explica o prefeito Orlando Morando, a vacinação contra a Influenza contribui de forma significativa na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações, óbitos e, até mesmo no absenteísmo nas consultas e exames durante o período do outono e inverno. “A vacina é a forma mais eficaz de proteger a população, em especial àquelas pertencentes aos grupos mais suscetíveis ao vírus Influenza”, observa.
Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho ressalta que, nos meses mais frios do ano, as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes, além do que as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra. “É importante ressaltar que a vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos”, diz.
PÚBLICO PRIORITÁRIO
A Prefeitura de São Bernardo já aplica, desde o último dia 10 de abril, a vacina contra a Influenza em todos os grupos prioritários, que compreendem idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
LIVRE DEMANDA
Em São Bernardo, a imunização contra a Influenza, bem contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário nacional é feita sem necessidade de agendamento. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos têm horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais UBSs funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.
INFLUENZA
Essa é a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada pelo Ministério da Saúde em 10 de abril. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
[addtoany]