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São Bernardo disponibiliza serviços nas 34 UBSs por whatsapp

Aplicativo foi permitido aos pacientes para atendimento remoto, serviços de agendamento de consultas e exames, entre outros

  • Prefeitura de São Bernardo disponibiliza serviços nas 34 UBSs por whatsapp.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/08/2020
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Aplicativo foi permitido aos pacientes para atendimento remoto, serviços de agendamento de consultas e exames, entre outros

 

Prefeitura de São Bernardo disponibiliza serviços nas 34 UBSs por whatsapp. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A Prefeitura de São Bernardo instituiu mais um mecanismo tecnológico de proximidade entre paciente e equipamentos públicos de Saúde. Trata-se da disponibilidade de serviços online por meio do aplicativo do WhatsApp, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A instalação do aplicativo em tablets, adicionados aos serviços na recepção das unidades, proporcionou atendimento remoto rápido, evitando aglomeração na recepção, e principalmente, o deslocamento de pacientes sem a real necessidade até o equipamento e a exposição ao risco do coronavírus e de outras doenças.

 COMO FUNCIONA – O funcionário da UBS, que foi previamente treinado, mescla os atendimentos de forma presencial e virtual, por meio de uma conta bussiness. Cada unidade tem o próprio número de contato, divulgados aos usuários. No Brasil e no mundo, cerca de 98% das pessoas já utilizam a ferramenta WhatsApp para comunicação.

SERVIÇOS – Dentre os serviços disponíveis estão: agendamento e confirmação de data e horário de consultas e exames, avisos gerais, pedido de trocas de receitas de medicamentos controlados, teleatendimento, aviso de campanhas de vacinação, triagem de pacientes para atendimentos de grupos das linhas de cuidado, sugestões e reclamações.

Com esta oferta de serviço online, é possível tirar o excedente de pacientes de dentro da UBS e aumentar ao acesso à UBS, porém de forma mais qualificada, em que um serviço não substitui o outro. Quando o atendente não consegue resolver de forma imediata a solicitação do paciente, o retorno deve demorar no máximo 72h.

A partir da implantação do serviço, em maio deste ano, de forma piloto na Unidade Básica da Vila Marchi, cerca de 80 atendimentos diários são feitos pelo APP todos os dias, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento das unidades.