São Bernardo disponibiliza novo canal para denúncias relacionadas à Covid-19
Nova funcionalidade do aplicativo SBC na Palma da Mão permite submissão de denúncias sobre o descumprimento das regras contra o novo coronavírus pelo celular
- Com exceção de S.Bernardo, cidades do ABCD autorizam fim da máscara ao ar livre.
Foto: Agência Brasil
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 30/08/2020
- Compartilhar:
- [addtoany]
Nova funcionalidade do aplicativo SBC na Palma da Mão permite submissão de denúncias sobre o descumprimento das regras contra o novo coronavírus pelo celular
A Prefeitura de São Bernardo acaba de lançar mais um canal para registro de denúncias sobre o não cumprimento das medidas de higiene e segurança para combate da Covid-19. Desde sexta-feira (28/08), os munícipes também podem denunciar infrações por meio do aplicativo SBC na Palma da Mão, disponível nas plataformas Android e iOS. Basta clicar na opção “Denúncia Covid”, na página inicial da ferramenta.
Para registrar a queixa, é preciso preencher campos obrigatórios do local onde ocorre a infração, como CEP/endereço, além de telefone para contato e a descrição da solicitação, por exemplo: estabelecimento com pessoas sem máscaras, comércio funcionando fora do horário permitido, entre outros. A nova funcionalidade também permite anexar imagens da ocorrência e optar pela espera da chegada de uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM). O canal é ligado diretamente à guarda, com atendimento 24h. O munícipe não precisa se identificar (apenas o número do celular fica registrado).
Além do aplicativo, os moradores também podem denunciar o descumprimento das regras por meio do número 153 da GCM e dos telefones 0800-7708-156 e 2630-4650.
NÚMEROS – Desde março deste ano, o departamento de Vigilância Sanitária já realizou 3.401 vistorias em estabelecimentos comerciais, com 176 autuações e 138 interdições. A Guarda Civil Municipal (GCM) também já realizou 4.496 abordagens de orientação sobre o uso de máscaras desde o dia 7 de maio, quando o decreto municipal 21.157/2020 passou a vigorar no município, com duas aplicações de multa. Até o momento, o aplicativo já conta com 11.436 downloads na plataforma Android e 10.327 na iOS.