Santo André inicia Operação Volta às Aulas na próxima segunda-feira
Objetivo é conscientizar motoristas para evitar a parada em fila dupla e garantir fluidez no tráfego
- Objetivo é conscientizar motoristas para evitar a parada em fila dupla e garantir fluidez no tráfego.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 24/01/2020
- Compartilhar:
- [addtoany]
Objetivo é conscientizar motoristas para evitar a parada em fila dupla e garantir fluidez no tráfego
Santo André, 24 de janeiro de 2020 – A Prefeitura de Santo André dará início na próxima segunda-feira (27) à Operação Volta às Aulas, que vai monitorar, orientar e fiscalizar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança e o respeito às leis de trânsito em vários pontos da cidade. Serão realizadas abordagens para orientação e instalação de faixas informativas nas proximidades das instituições de ensino.
As aulas na rede municipal de ensino começam no dia 6 de fevereiro, porém muitas escolas particulares retornam às atividades na semana que vem. As imediações de algumas escolas serão monitoradas por agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), por estarem localizadas em pontos estratégicos e de grande fluxo de veículos, para evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos.
De acordo com balanço realizado pelo DET, a parada em fila dupla continua sendo a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano. Outra ocorrência comum é o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e estacionar em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
O Departamento de Engenharia de Tráfego recomenda que os motoristas fiquem atentos às placas de sinalização, não ultrapassem os limites de velocidade, não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas de idosos e pessoas com deficiência e também as vagas destinadas aos transportadores escolares. Crianças menores de dez anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente.
A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do DET e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares. A ação será intensificada por um período de 15 dias, se estendendo regularmente ao longo do ano letivo.