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Samu recebeu mais de 9,3 mil trotes em Diadema

Secretaria de Saúde trotes prejudicam população, pois ambulâncias poderiam estar no socorro de outros pacientes

  •  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Diadema foi o primeiro da região do ABCD.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/02/2019
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Secretaria de Saúde trotes prejudicam população, pois ambulâncias poderiam estar no socorro de outros pacientes

 

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Samu de Diadema recebeu mais de 3,3 mil trotes. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

O Samu (Atendimento Móvel de Urgência) recebeu 26.511 ligações pelo telefone 192 no exercício de 2018, mas, desse total, 9.319 (25,5%) foram classificadas como trote. Os dados foram informados pela Secretaria de Saúde durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (27/02), na Câmara.

De acordo com o secretário de Saúde de Diadema, Luís Cláudio Sartori, o primeiro impacto negativo dos trotes é o tempo gasto desnecessariamente nas ligações telefônicas para abertura de chamados falsos. O tempo médio desde que a ligação é atendida pelo telefonista até o acionamento de uma ambulância é de seis minutos.

“Muitos trotes são identificados pelo telefonista auxiliar de regulação médica ou pelo médico regulador. Quando isso não acontece, uma ambulância é enviada. É uma situação muito grave, considerando que esta ambulância poderia estar atendendo pacientes reais ou o veículo disponível para atender chamados subsequentes com o menor tempo de espera possível”, afirmou Sartori.

Para a coordenadora geral do Samu, Simone Ogoshi, “trotes realizados por crianças são comuns, porém mais facilmente identificáveis antes do envio de ambulância. “Nesses casos, ações de educação e informação nas escolas são positivas. Porém, trotes realizados por adultos também são frequentes, havendo maior risco de não identificação imediata e, portanto, envio indevido de ambulância, com maiores prejuízos à população que de fato necessita de atendimento de resgate”, afirmou.

De acordo com Simonea, a informação para adultos é importante, porém há necessidade de conscientização de cada indivíduo sobre a utilização correta de qualquer número de telefone de urgência, como polícia, bombeiros, e defesa civil.