S.Caetano terá ferramenta eletrônica para identificar violência de gênero
Projeto visa facilitar a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde
- Projeto visa facilitar a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde.
Foto: Divulgação/PSCS
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 23/12/2022
- Compartilhar:
- [addtoany]
Projeto visa facilitar a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde
A secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, se reuniu com os Pesquisadores do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica da USCS), com Pedro de Paula e Sofia Reinach, o diretor executivo e a gerente sênior de programas da Vital Strategies, organização global que trabalha em parceria com governos e a sociedade civil, implementando estratégias para enfrentar desafios no setor público. Por meio da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), foi firmada uma parceria com a organização para o projeto de Inovação na Gestão de Dados em Saúde de São Caetano do Sul (INOVASCS), com um dos focos na criação de ferramentas que facilitem a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde.
“Cada vez mais vamos aprimorar a inteligência em saúde pública. Essa cooperação técnica com a Vital Strategies e o NIT-USCS, visa mapear casos de mulheres vítimas de violência. Utilizando métodos de análise linguística, a organização atuará em parceria com o Laboratório FrameNet Brasil, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para identificar padrões semânticos ligados à violência de gênero a partir das informações de campos abertos dos prontuários eletrônicos preenchidos nas unidades de Saúde”, explicou Regina Maura.
As informações extraídas desses prontuários serão cruzadas com dados de sistemas de registro de internações, mortes e notificações de violência. O projeto prevê ainda uma série de estratégias de anonimização dos dados, além do constante monitoramento das dimensões éticas envolvidas na abordagem da violência baseada em gênero.
“Buscamos criar um projeto inédito para facilitar a identificação de possíveis casos de violência. Com isso, queremos que estes achados contribuam futuramente para que esses casos sejam identificados de maneira mais precoce, auxiliando na prevenção de desfechos mais graves, como internações e mortes”, comentou Sofia Reinach.
No encontro, as autoras do projeto e docentes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da USCS, Alessandra Pellini e Mônica Tilli, que reforçaram a importância do projeto para auxiliar na detecção precoce de violências e instauração oportuna de medidas de prevenção, colocando São Caetano do Sul como um modelo de gestão de dados em saúde para o Brasil.
A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por políticas e sistemas de saúde fortes e equitativos. O grupo trabalha com governos e a sociedade civil para conceber e implementar estratégias e políticas baseadas em evidências para enfrentar desafios mundiais de saúde pública.