S.Caetano lança campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama
Evento foi organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelo Fundo Social de Solidariedade
- Evento foi organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelo Fundo Social de Solidariedade.
Foto: Divulgação/PSCS
- Por: Redação
- Publicado em: 01/10/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Evento foi organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelo Fundo Social de Solidariedade
O lançamento da campanha Outubro Rosa de 2019 para a prevenção ao câncer de mama aconteceu nesta terça-feira (01/10) em São Caetano por meio de chá organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento contou com representantes de redes de toda a região metropolitana de São Paulo, como da Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo e o Lions Clube.
“Juntando forças, o movimento fica mais forte”, disse a primeira-dama Denise Auricchio na abertura do evento. Denise é presidente de honra da Rede Feminina de São Caetano e presidente do Fundo Social de Solidariedade, onde idealizou o projeto Elas por Elas, que já levou informações sobre o câncer a mais de 300 pessoas e promoveu a realização de 109 mamografias. “Com a Rede Feminina e o Elas por Elas atuamos em conjunto no tratamento e na prevenção”, destacou Denise.
Após a fala da primeira-dama, a campanha foi oficialmente aberta com o descerramento do símbolo do Outubro Rosa: um laço ornamentado com flores. “Esse símbolo representa o nosso laço de amizade em favor de nossos pacientes”, disse Vera Lúcia Monari, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano.
COMPROMISSO
Para Vera Lúcia Monari, além da união de forças, o encontro de redes femininas da região também promove a troca de ideias e a solidariedade entre as voluntárias. “Quem ingressa na Rede Feminina sabe que encontrará um trabalho difícil. Mas as voluntárias apoiam-se mutuamente e têm um grande compromisso”. Ela conta que algumas voluntárias trabalham há décadas. Já ultrapassaram os 90 anos de idade e continuam se dedicando com afinco ao trabalho. “Em São Caetano, somos 110 voluntárias, trabalhando no Hospital Heliópolis há 18 anos e, há um ano e meio, no Centro de Oncologia de São Caetano”, diz Vera Lúcia.
CAMINHADA
Assim como a abertura, o encerramento do Outubro Rosa contará com um movimento para agregar esforços e intensificar o combate diário ao câncer realizado pelas entidades: uma caminhada, que já está marcada para o dia 27 de outubro. “Será uma caminhada, em que vamos mostrar a força que temos para ajudar o próximo”, disse Denise Auricchio. A saída está marcada para as 9h, a partir do Espaço Verde Chico Mendes e finalizando no Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim.