Ribeirão Pires inicia verificação de solo para nova etapa do viaduto estaiado
Processo visa aferir qual é a profundidade correta do solo para acomodar estacas de sustentação do viaduto estaiado
- Ribeirão Pires inicia verificação de solo para nova etapa da obra do viaduto estaiado.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 27/01/2024
- Compartilhar:
- [addtoany]
Processo visa aferir qual é a profundidade correta do solo para acomodar estacas de sustentação do viaduto estaiado
A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou mais uma etapa para o andamento das obras do viaduto estaiado. Nessa semana, profissionais começaram a realizar a verificação de interferência e suporte do terreno para planejar colocar as estacas que sustentarão o empreendimento.
A verificação de interferência é realizada às margens do Ribeirão Grande – que passa sob a linha férrea e que estará abaixo do viaduto – e conta com um pequeno bate-estaca que perfura o solo na intenção de aferir qual é a profundidade correta em que sustentação poderá atingir debaixo da terra.
A Prefeitura de Ribeirão Pires impõe ritmo acelerado às obras do viaduto estaiado, a maior intervenção de mobilidade da Estância, com montante que passa dos R$ 55 milhões, em convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Com o empreendimento, a municipalidade atende demanda antiga dos moradores da Estância.
Ao todo, a obra deve durar três anos e está sob responsabilidade da empresa Versátil Engenharia. O viaduto terá, aproximadamente, 2.700 metros de extensão e será constituído por outros elementos como: ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada, alças de acesso, de retorno e demais adequações nas vias.
Na semana passada, os profissionais que atuam na obra do viaduto finalizaram a revitalização da escadaria que leva até o Mirante Santo Antônio. A escada também teve seu curso modificado após estudo realizado apontar que parte do empreendimento passaria próximo ao acesso. A Prefeitura de Ribeirão Pires também restaurou a canaleta de águas pluviais que é ligada à escadaria. O acesso, entretanto, segue fechado devido obras de revitalização do mirante.
Ainda no mês de dezembro do ano passado, os trabalhadores ergueram um muro de arrimo aos pés do Morro Santo Antônio. A obra de contenção serve para dar segurança aos operários que atuam diariamente no andamento do viaduto estaiado.