Ribeirão Pires inicia fabricação das estacas de sustentação do viaduto estaiado
Operação de fabricação das estacas de sustentação veio logo após a municipalidade realizar a sondagem de solo
- Ribeirão Pires inicia fabricação das estacas de sustentação do viaduto estaiado. Foto; Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 07/02/2024
- Compartilhar:
- [addtoany]
53Operação de fabricação das estacas de sustentação veio logo após a municipalidade realizar a sondagem de solo
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, iniciou a fabricação das estacas de sustentação que fazem parte da etapa de fundação do viaduto estaiado. Ao todo, nessa fase, os trabalhadores farão 155 pilares, que serão aterrados em posições específicas.
A operação de fabricação das estacas de sustentação veio logo após a municipalidade realizar a sondagem de solo ainda no final do mês de janeiro, para saber quantos metros de profundidades as estacas devem atingir. Depois da medição, os profissionais que atuam na obra vão abrir os buracos que vão receber as vigas. Algumas delas atingirão profundidade de 25 metros, enquanto outras ficarão 12 metros acima do solo.
De todas as estacas, 122 serão colocadas ao longo da Avenida Prefeito Valdírio Prisco e outras 33 serão implantadas onde a obra se iniciou, na Avenida Humberto de Campos, próximo ao canteiro onde os profissionais trabalham.
Desde o início das intervenções para a construção do viaduto estaiado, a Prefeitura de Ribeirão Pires vem imprimindo ritmo acelerado para o andamento da maior obra de mobilidade da história da Estância. Ao todo, o empreendimento vai receber investimento de R$ 55 milhões, em parceria da Estância com o Governo do Estado de São Paulo.
O viaduto estaiado vai ligar o Centro ao Centro Alto da cidade e atende à demanda antiga dos moradores da cidade. Ao todo, a obra deve durar três anos e está sob responsabilidade da empresa Versátil Engenharia. O empreendimento terá, aproximadamente, 2.700 metros de extensão e será constituído por outros elementos como: ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada, alças de acesso, de retorno e demais adequações nas vias.
No mês passado, os trabalhadores modificaram o curso da escada que levam até o Mirante Santo Antônio, após estudo realizado apontar que parte do viaduto passaria próximo ao acesso. A escadaria, entretanto, segue fechada devido obras de revitalização do mirante.