Ribeirão Pires abre Festival Estudantil do Futuro com foco em paz nas escolas
Abertura oficial do torneio contou com a participação de alunos e representantes de 31 escolas municipais, estaduais e particulares
- Abertura do Festival Estudantil do Futuro em Ribeirão Pires.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 01/09/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Abertura oficial do torneio contou com a participação de alunos e representantes de 31 escolas municipais, estaduais e particulares
O Festival Estudantil do Futuro está oficialmente aberto. Nessa sexta-feira (1º), a Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação e Cultura, recebeu alunos e representantes das 31 instituições participantes na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna para a abertura oficial dos jogos que serão realizados entre 1 e 29 de setembro.
O torneio reunirá seis mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Um dos principais objetivos do Festival Estudantil do Futuro é fomentar o projeto de paz nas escolas em quatro eixos principais: competições esportivas, apresentações culturais, educação para o trânsito, e gincanas ambientais.
“No fim de abril deste ano, recebemos das mãos dos alunos da rede municipal manifesto pela cultura de paz nas escolas, uma carta construída coletivamente por estudantes do Grande ABC, por meio do Consórcio Intermunicipal. Estamos iniciando um dos primeiros movimentos para ampliar as ações culturais e esportivas nas unidades de ensino da cidade, promovendo aprendizado, diversão e a integração entre as comunidades”, ressaltou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Beatriz Bottaro, aluna da Escola Municipal Eng. Carlos Rohm I, uma das participantes da construção do Manifesto pela Cultura de Paz nas Escolas, celebrou a conquista dos alunos com o atendimento às demandas entregues ao prefeito Guto Volpi. “Hoje, nós alunos, estamos felizes e realizados em saber que fomos ouvidos. Acredito que através do esporte, cultura e meio ambiente, conseguiremos a paz na comunidade escolar”, observou.
Manuela Lopez, estudante da Escola Estadual Marli Raia Reis, aprovou a ideia proposta pelo festival: “Para mim, é uma preparação para o futuro. Me sinto feliz em saber que há uma competição saudável entre os alunos da cidade”, declarou a aluna de 9 anos.
A atividade ainda contou com a entrega da simbólica pira olímpica, realizada por Pedro Henrique de Andrade Ferreira, aluno da EM Maria Siqueira de Paula.
Os colégios se enfrentarão em jogos de basquete 3×3, vôlei de praia, queimada, dama, jogos eletrônicos (Fifa e Just Dance), pega-fita e futsal, por exemplo. Já nas apresentações culturais o evento trará dança, música, teatro, entre outros. Na área de meio ambiente, os alunos deverão conseguir o maior número de tampas de plástico, assim como recolher a maior quantidade de óleo reutilizado. Além de educação no trânsito, através do CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade.