Quer se aventurar? ABCD tem várias trilhas em parques e matas
Muito verde e belezas naturais são apreciados durante as caminhadas
- Trilhas em Paranapiacaba podem ser realizadas com monitores.
Foto: Divulgação/PSA
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 07/04/2018
- Compartilhar:
- [addtoany]
Entre as opções estão as de Vila de Paranapiacaba, Parque Pedroso, Estoril, Gruta Santa Luzia e Caminho do Mar
Quer se aventurar e curtir a natureza? O ABCD oferece várias trilhas a serem feitas em parque e matas. Uma das melhores opções para os aventureiros está na Vila de Paranapiacaba, em Sano André, onde se conserva várias espécies da Mata Atlântica.
Por ser próxima à Serra do Mar, o local tem muita neblina típica, alem de belezas naturais, onde podem ser feitas as caminhadas nas trilhas.
O local tem cinco delas abertas à visitação e dois Núcleos de Interpretação Ambiental (Olho d´Água e Tanque do Gustavo)
Entre as s cinco trilhas que podem ser visitadas está a das Hortências (325 metros de extensão), onde é possível apreciar plantas ormanentais exóticas, como as hortências, de origem asiática.
A Trilha dos Gravatás tem 389 metros e o passeio é agradável porque há muita sombra proporcionada pelas copas das árvores.
Outra opção é a Trilha da Pontinha, com 1.090 metros e acompanha o percurso do Rio Grande.
A Trilha do Mirante também tem 1.185 metros e acompanha a encosta da serra, por dentro da mata. É claro, que pelo nome, o destaque é o mirante, que está no limite com o Parque estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões, o que permite a visão da Baixada Santista e do mar, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrante e o pólo industrial de Cubatão.
A Vila de Paranapiacaba também tem a trilha da Comunidade, com 1.569 metros e que dá acesso a um dos pontos mais altos do local. O que se encontra alto do morro são bromélias e orquídeas. Além disso, é possível observar ruínas de uma antiga comunidade alternativa da formada na década de 1970. Nesse ponto, passa a divisa dos municípios de Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.
O Parque é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 16h. As visitas ocorrem só com a presença de monitores cadastrados. Para fazer a trilha, tem de contatar o Centro de Visitantes de Paranapiacaba, no telefone 4439-0321, ou o Centro de Informações Turísticas, no telefone 4439-0321.
Parque do Pedroso
Ainda em Santo André há o Parque Natural do Pedroso, localizado no Parque Miami. O parque é considerado um espaço de Conservação de Proteção Integral e o bioma é Mata Atlântica.
O agradável é fazer caminhada pelas alamedas e trilhas do parque e o destaque fica para a Trilha da Torre. O local funciona das 6h às 17h diariamente e o telefone para contato é o 4433-9912.
São Bernardo
Em São Bernardo também há como opção a Trilha do Carvão, que fica no Riacho Grande. Com uma extensão de 3 km de extensão ( ida e volta), o espaço tem parte da Mata Atlântica e grutas artificiais feitas por carvoeiros quando exploraram o local na década de 20 e quebraram pedras para a tirar argila. Uma das grutas fica no meio da mata e a outra perto da Represa Billings. O visitante pode ir só na primeira porque a segunda tem de passar por um trecho com água.
Ma Trilha do Carvão também dá para apreciar as bromélias e as flores quaresmeiras, plantas típicas da Mata Atlântica. Os passeios não são cobrados e o telefone do parque é 4354-9087.
Outro local em São Bernardo que tem trilhas para caminhada é o Parque Estoril, local que também conta também com um zoológico. O Estoril também é um local de conservação que conta com Mata Atlântica e a Represa Billings.
Caminho do Mar
A Trilha Caminhos do Mar, também em São Bernardo, foi reaberta em 15 de dezembro de 2013, e fica aberta de terça a domingo, das 9h às 16h. Para visitas é necessário agendamento pelo email agendamentocaminhosdomar@gmail.com ou pelo telefone 2997-5000, ramal 356, ou ainda pelo site: www.energiaesaneamento.org.br.
O percurso possui 16 quilômetros (ida e volta) e suas principais atrações são a Calçada do Lorena; Monumento do Pico; o Pouso Paranapiacaba; Belvedere Circular; Padrão do Lorena; Rancho da Maioridade; Pontilhão da Raiz da Serra e Cruzeiro Quinhentista, além de observar belezas naturais como várias espécies da Mata Atlântica e paisagens encantadoras.
Mauá
Em Mauá, tem trilhas no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, cuja área é de aproximadamente 450 mil m² e recebe mensalmente 7 mil visitantes.
Uma das trilhas para caminhada é a do Recanto dos Pássaros, onde dá para conhecer a Gruta Santa Luzia, lagos e árvores de várias espécies.
A visitação é gratuita, mas é preciso fazer agendamento pelo telefone 4578-5711. O horário de funcionamento é das 7h às 17 h.