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Docente de Diadema vence Prêmio Professores do Brasil

Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, foi a vencedora da etapa estadual na categoria Creche com a prática “Estética Musical na Primeira Infância"

  • Professora de Diadema é premiada pelo Ministério da Educação.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/09/2018
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 Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, foi a vencedora da etapa estadual na categoria Creche com a prática “Estética Musical na Primeira Infância”

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Professora de Diadema é premiada pelo Ministério da Educação. Foto: Divulgação/PDA

A professora Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, de Diadema, foi a vencedora da etapa estadual na categoria Creche com a prática “Estética Musical na Primeira Infância”, da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, cujo objetivo é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de docentes da rede pública de ensino.

Este prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na rede municipal de Diadema. Mostra que temos professores que acreditam na educação de qualidade e dão o melhor para a formação dos alunos. Gostaria de parabenizar a professora Lucimar Faria pelo empenho e todos que contribuíram para esse resultado”, disse o secretário de Educação, Cacá Vianna.

A professora Lucimar Izabel Faria conta como foi desenvolvida a prática: “Foram sistematizadas vivências musicais com estratégias variadas aplicadas de maneira lúdica, com um repertório cuidadosamente selecionado, amplo e variado. O objetivo é sensibilizar os alunos musicalmente e aguçar a percepção estética musical. A exposição a este ambiente fez com que, gradativamente, os alunos se tornassem ouvintes mais sofisticados, mais perceptivos, mais sensíveis à música e desenvolvendo a capacidade de realizar suas próprias escolhas”.

Há 22 anos na rede, a professora afirma que ouvir, cantar e brincar com música é uma prática contínua dentro da sua sala de aula. “Para o desenvolvimento deste trabalho, organizei um cronograma de aulas com duração de dois meses. Foi preciso debruçar-me num planejamento que ofertasse um repertório amplo, com manifestações culturais locais e universais, oportunizando uma vivência musical qualitativa. As crianças, durante o trabalho desenvolvido, ampliaram o gosto pela música e identificaram suas preferências musicais. As preferências estão relacionadas ao ambiente musical ao qual estão inseridas”, disse a professora.

A estética musical, além de estar relacionada com prazer e o belo, relaciona-se com a qualidade. As crianças respondem positivamente aos estímulos. É possível, desde pequenas, elas atuarem como protagonistas e se tornarem ouvintes mais sensíveis e perceptivos à música”, completou.

Prêmio

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e tem como finalidade reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além disso, o projeto pretende dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais. A premiação contempla um certificado e um troféu para o vencedor de cada categoria.