Prefeitura resgata filhote de Coruja do Mato em Santo André
Animal foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê
- Coruja do Mato foi encaminhada ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê.
Foto: Divulgação/PSA
- Por: Redação
- Publicado em: 27/12/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Animal foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê
Santo André, 27 de dezembro de 2019 – A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, recebeu nesta quinta-feira (26) um filhote de coruja, que foi resgatado no bairro Jardim Las Vegas, em Santo André. O animal da espécie megascops choliba, mais conhecido como Coruja do Mato, foi encontrado no chão por moradores da região na noite de Natal e levado para a Secretaria de Meio Ambiente no dia seguinte. O filhote foi alimentado e receberá os cuidados necessários para a sua recuperação.
“Nossa cidade possui em seu território áreas preservadas de Floresta Atlântica, gerando água e biodiversidade para toda macrometrópole paulista. Cuidar desses animais é um dever fundamental dessa gestão”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Segundo a agente ambiental, Edilene Vieira Fazza, a coruja foi levada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres, localizado no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, e lá receberá cuidados específicos, antes de ser reinserida na natureza. “Esse filhote aprenderá a se alimentar e voar, posteriormente poderá ser reintroduzida na Mata Atlântica, seu habitat natural”, comentou.
O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Gerência de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental, realizam resgates de animais silvestres. Em 2019, foram resgatados 73 animais, sendo que 34 animais foram resgatados ao longo da Macrozona de Proteção Ambiental e na outra metade do município, área urbana, foram resgatados 39 animais silvestres. As espécies resgatadas são as mais variadas possíveis, entre elas: gambás, cobras, lagartos, diversos tipos de aves como Coruja, Gavião, Urubú, Sabiá, Tucano e a exuberante Arara Canindé.
“Os andreenses são fundamentais nesse trabalho, quando acionam nossa equipe são orientados e podemos realizar o manejo correto dos animais silvestres”, pontuou o diretor de Proteção e Bem estar Animal, José Henrique Mioto.
De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.
Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com o Semasa, pela Central de Atendimento nos telefones 115 ou 0800-4848115, pelo Facebook da autarquia, ou ainda fazer a denúncia por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), no telefone 4428-1700, ou na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone 4433-1958. Maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.