Prefeitura de São Bernardo economiza R$ 1,2 milhão por ano com fim de aluguéis
Desde 2017, gestão do prefeito Orlando Morando tem recuperado próprios públicos para incorporação de serviços antes ofertados em imóveis locados A gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, conseguiu uma economia anual de R$ 1,2 milhão com o fim dos aluguéis para a prestação de serviços à população. A partir deste período, […]
- Desde 2017, gestão do prefeito Orlando Morando tem recuperado próprios públicos para incorporação de serviços antes ofertados em imóveis locados.
Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 25/01/2021
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Desde 2017, gestão do prefeito Orlando Morando tem recuperado próprios públicos para incorporação de serviços antes ofertados em imóveis locados
A gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, conseguiu uma economia anual de R$ 1,2 milhão com o fim dos aluguéis para a prestação de serviços à população. A partir deste período, a Administração Municipal vem recuperando espaços públicos, deixando-os aptos para a oferta de atendimentos nos mais variados setores, findando antigos contratos de locações, que geravam custos aos cofres municipais.
Conforme levantamento elaborado pela Secretaria de Administração e Inovação, a Prefeitura eliminou 13 vínculos locatários que, até então, estavam fixados como sede de serviços públicos, como delegacias, o posto do programa Atende Bem no bairro Assunção – que passou a funcionar em espaço anexo ao Teatro Elis Regina – Cartório Eleitoral, Junta de Serviço Militar, entre outros. Juntos, estes espaços somavam despesas mensais com aluguéis de R$ 103,2 mil.
“Muitos eram os próprios públicos que estavam abandonados. Assim, buscamos garantir o enxugamento dos gastos, mas sem perder a excelência na oferta dos serviços. Foi possível avançar e obter uma saúde financeira importante ao município, o que tem nos auxiliado em momentos de emergência, como, por exemplo, neste período de pandemia”, destacou o prefeito Orlando Morando.
AÇÃO – Dentro desta política de recuperação dos espaços, um dos destaques foi a modificação da sede da agência pública CTR (Central de Trabalho e Renda), que, antes, despendia gastos de R$ 27,5 mil por mês e de R$ 330 mil por ano, em prédio alugado na Rua Marechal Deodoro, no Centro. Em junho do ano passado, a CTR foi remanejada para próprio municipal, que estava abandonado, na Rua Padre Lustosa, nº 48, Centro.
“Este é um planejamento que vem dando certo e tem sido de extrema importância para o equilíbrio do município. Ao longo destes anos, São Bernardo vem garantindo melhora no atendimento dos serviços e com uma ação responsável de gastos. Vamos seguir com este planejamento prioritário para mais avanços”, pontuou o secretário de Administração e Inovação, Adler Kiko Teixeira.
RESULTADO – O plano de redutores de gastos municipais permitiu que São Bernardo recuperasse sua credibilidade financeira para mais investimentos ao longo destes últimos anos. Um deles foi a evolução do rating junto à Caixa Econômica Federal, que até 2016 era “D -” e atualmente é “A +”.