Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Grande da Serra tem novo endereço
Atendimento começou na última terça-feira (08/03), na na Rua Prefeito Carlos José Carlson, 280, Centro; em 2021, PAT realizou cerca de 4.500 atendimentos
- PAT passou por reformulação na gestão do prefeito Claudinho da Geladeira.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 11/03/2022
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Atendimento começou na última terça-feira (08/03), na na Rua Prefeito Carlos José Carlson, 280, Centro; em 2021, PAT realizou cerca de 4.500 atendimentos
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Grande da Serra iniciou o atendimento em novo endereço. Para se candidatar a uma das vagas oferecidas, o munícipe deve se dirigir à Rua Prefeito Carlos José Carlson, 280, no Centro, bem ao lado da Prefeitura e em frente ao Destacamento da Polícia Militar. O PAT, que passou por reformulação na gestão do prefeito Claudinho da Geladeira, é o único espaço da cidade a oferecer este serviço à população, já que o município não conta com agências de emprego. Em 2021, o órgão realizou 4.500 atendimentos, e captou centenas de vagas.
“A reformulação do PAT foi uma das primeiras ações de minha gestão. O local apresentava um desempenho muito aquém da demanda dos trabalhadores locais, que amargaram alta taxa de desemprego, um dos reflexos do primeiro ano da pandemia. O trabalho de captação feito pelos servidores do PAT tem sido fundamental para trazer vagas que estejam de acordo com os moradores da cidade”, afirmou o prefeito Claudinho da Geladeira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Nilton de Paula, cuja pasta é responsável pelo PAT, ressalta que a reformulação foi mais do que necessária. “Foi determinada então a imediata retomada e intensificação da captação de vagas de empregos junto às empresas locais, bem como junto às agências da região. Considerando que a oferta de vagas pelas empresas locais é baixa e não supre a demanda, aumentamos consideravelmente a oferta de empregos”, disse.
Em 2021, o PAT captou inúmeras vagas, com mais de 4.500 atendimentos realizados. Cerca de 4.000 orientações foram realizadas por meio do SINE (Sistema Nacional de Empregos) e a outra parte foi feita por um aplicativo de mensagem durante o período de distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19. Em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 300 atendimentos foram realizados, com 44 encaminhamentos. Atualmente, o órgão está com 79 vagas disponíveis. Vale ressaltar que o PAT não tem como confirmar o número exato de contratações efetivadas, uma vez que nem todas as empresas informam quando contratam com os encaminhamentos realizados.
EMPREGOS
O serviço de captação das vagas funciona da seguinte forma: um servidor do PAT é designado exclusivamente para esta tarefa, contatando as empresas locais e da região em busca de vagas, – de forma gratuita – cadastrando-as no SINE –, onde ficam disponíveis a todo trabalhador que tenha se cadastrado previamente no sistema, podendo acessar as oportunidades disponibilizadas por meio do aplicativo SINE Fácil, disponível na Play Store (encurtador.com.br/koyR6) e na App Store (encurtador.com.br/bctG1) . As indicações das vagas chegam ao usuário de acordo com o seu perfil cadastrado, não havendo possibilidade de nenhuma intervenção de indicação pessoal pelo PAT.
O processo seletivo e possível contratação ficam por conta de cada empresa. As vagas também são amplamente divulgadas aos cidadãos pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura, além da distribuição à imprensa regional. Além de captar postos de trabalho junto às empresas privadas na região e realizar a mediação antes do processo seletivo, o PAT ainda auxilia o cidadão em outros serviços essenciais, como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e habilitação ao Seguro-Desemprego.
Serviço:
PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – Rio Grande da Serra
Endereço: Rua Prefeito Carlos José Carlson, 280, Centro (próximo à Prefeitura, em frente ao Destacamento da Polícia Militar)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.