Parra lança consulta sobre proibição do fumo em praça e parque de S.Caetano
De acordo com parlamentar, crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela
- Parra entra com recurso no TRE para barrar vaga de Vidoski na Câmara.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 05/12/2018
- Compartilhar:
- [addtoany]
De acordo com parlamentar, crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela
Uma proposta do vereador de São Caetano Edison Parra (PSB) deve levantar polêmica na cidade. Por conta disso, o parlamentar lançou nesta quarta-feira (05/12) em suas redes sociais (Instagram e Facebook) uma pesquisa cujo objetivo é consultar os moradores sobre eventual proibição do fumo nas praças e parques da cidade.
Parra argumenta que em cidades americanas onde foram implementadas ações de proibição do tabaco em praças e parques, a medida foi bem sucedida e citou Nova York, Los Angeles e Chicago. O parlamentar ainda disse que, no Brasil, a lei Antifumo do Estado de São Paulo também é um exemplo de ação que obteve aceitação da população.
“Tenho conversado muito com as pessoas que relatam certo incômodo com essa prática devido ao alto número de crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais e que acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela”, disse o vereador.
O parlamentar afirmou que um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que a cada três cigarros fumados, o fumante passivo consome um. Na avaliação do vereador, o fumo é um dos principais fatores na queda da qualidade de vida e ainda gera gastos na saúde pública.
“Os dados não mentem. O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil, em 2017, 73.500 brasileiros foram diagnosticados com câncer provocado pelo tabagismo”.