Orlando Morando participa de encontro internacional de prefeitos em Los Angeles
Promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), evento reuniu políticos de diversos países ocidentais para discutir desafios e soluções conjuntas
- Prefeito Orlando Morando; presidente-executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados; prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, presidente e CEO do Inter-American Dialogue, Rebecca Bill Chavez; e prefeito de Denver, Michael Hancock.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 07/06/2022
- Compartilhar:
- [addtoany]
Promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), evento reuniu políticos de diversos países ocidentais para discutir desafios e soluções conjuntas
O chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando, participou nesta terça-feira (7/6) de encontro internacional de prefeitos, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em Los Angeles (EUA). Denominado Mayor Summit: Shared Challenges, Shared Solutions (Cúpula de Prefeitos: Desafios e Soluções Compartilhadas), o evento teve como objetivo estreitar relações entre as cidades, em nível regional, destacar soluções conjuntas para minimizar os impactos das mudanças climáticas e da pandemia de Covid-19, além de discutir fenômenos migratórios.
A agenda ocorre paralelamente à Cúpula das Américas, que reúne líderes dos países da América do Sul, América Central e América do Norte. O retorno do prefeito a São Bernardo está marcado para esta quinta-feira (9/6). Todos os gastos da viagem e hospedagem foram custeados pelo banco.
“A CAF tem feito fortes investimentos na cidade de São Bernardo, apoiando obras importantes com grandes impactos sociais. Agora estamos em busca do terceiro programa junto ao banco e espero poder contar mais uma vez com o apoio da instituição para continuar melhorando ainda mais a nossa cidade. Tive a oportunidade de falar sobre esses projetos de infraestrutura executados em São Bernardo e que foram destacados no evento pela CAF”, destacou Orlando Morando.
A instituição promoveu investimentos de cerca de R$ 500 milhões em São Bernardo nas áreas de drenagem e mobilidade urbana, como o Piscinão do Paço, o Complexo Viário Castelo Branco, Viaduto Mamãe Clory e Complexo Tereza Delta. Outro tema amplamente debatido foram as mudanças climáticas. No evento, foi sinalizado que cidades e estados que não se adaptarem às ações de sustentabilidade terão cada vez menos recursos internacionais para investimentos.
Também participaram do encontro os prefeitos Neyla Amú (Timbiquí, Colômbia) Hardie Davis (Augusta, EUA) Mario Durán (San Salvador, El Salvador), Eric Garcetti (Los Angeles, EUA), Michael Hancock (Denver, EUA), Tim Kelly (Chattanooga, EUA) Yamileth López Obregón (Upala, Costa Rica), Claudia López (Bogotá, Colômbia), Joel Martinez (Porto da Espanha, Trinidad e Tobago), Ron Nirenberg (San Antonio, EUA), Alcides Gaspar Paz Morales (Goascoran, Honduras), Miguel Romero (San Juan, Porto Rico) e Leonardo Stelatto (Posadas, Argentina), além do secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e outras autoridades.
Presidente-executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados recebeu das mãos de Morando um demonstrativo de todos os projetos apoiados pela instituição na cidade. “Estamos trabalhando com São Bernardo há muito tempo e tenho prazer de ratificar essa aliança. Seguiremos acompanhando os sonhos de transformação da cidade, que se refletirá na melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas”, disse. Já a presidente e CEO do Inter-American Dialogue, Rebecca Bill Chavez, destacou seu desejo de conhecer São Bernardo. “Estou fascinada com o crescimento da cidade e também pela geração de empregos promovida”, afirmou.