Na luta contra o câncer de mama, S.Caetano realiza 1ª reunião com 35 mulheres
Fundo Social de Solidariedade inicia encontro do programa ‘Elas por Elas’, retomado na última semana
- Fundo Social de Solidariedade inicia encontro do programa ‘Elas por Elas’, retomado na última semana.
Foto: Divulgação/PSCS
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 25/06/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Fundo Social de Solidariedade inicia encontro do programa ‘Elas por Elas’, retomado na última semana
A primeira reunião do Programa “Elas Por Elas”, de prevenção ao câncer de mama, foi realizada nesta segunda-feira (24/06), pelo Fundo Social de Solidariedade de São Caetano, em sua própria sede. A partir de agora, os encontros ocorrerão em entidades, salões de igreja, empresas e nas residências de moradores. Os interessados em montar um grupo e receber uma reunião do programa em sua casa podem entrar em contato pelo telefone 4228-8907.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, afirma que o ‘Elas por Elas’ será levado para toda a cidade. “É um programa muito importante para a mulher, que recebe informações sobre o câncer de mama e as formas de prevenção. Além disso, quem tiver interesse já sai da reunião com sua consulta e exame marcados”, explica Denise.
O encontro se inicia com uma palestra da primeira-dama. Depois, as participantes podem tirar dúvidas com uma mastologista. Nesta segunda-feira, esteve presente a médica Ana Cláudia Caffaro Rodrigues, que conversou com as mais de 35 mulheres do grupo de promotoras legais populares de São Caetano.
A reunião também contou com o depoimento de Ana Carolina Forster, moradora do Bairro Santo Antônio e paciente do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), onde recebeu todo o atendimento para vencer um câncer de mama. Após a reunião, as interessadas agendaram suas consultas e exames.
O ‘Elas por Elas’ é realizado numa parceria do Fundo Social com a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Saúde. Homens também podem participar, já que esse tipo de câncer também atinge o sexo masculino. Estudos apontam que quase 60 mil casos novos de câncer de mama surgem no Brasil anualmente. A prevenção é fundamental porque, com o diagnóstico no início, a chance de cura chega a cerca de 95%.