Movimento Santo André Popular é lançado por partidos de esquerda
Evento reuniu militantes do PT, PCdoB e PV , e da federação PSOL-Rede Sustentabilidade, dirigentes sindicais e parlamentares
- Movimento Santo André Popular é lançado por partidos de esquerda.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 26/08/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Evento reuniu militantes do PT, PCdoB e PV , e da federação PSOL-Rede Sustentabilidade, dirigentes sindicais e parlamentares
Aconteceu na noite desta sexta-feira (25/08), no diretório municipal do PT Santo André, o lançamento do Movimento Santo André Popular. O evento reuniu militantes políticos do PT, PCdoB e PV (Frente Brasil da Esperança), e da federação PSOL-Rede Sustentabilidade, além de lideranças comunitárias, dirigentes sindicais e parlamentares.
“A leitura do manifesto marcou o compromisso de toda a esquerda andreense de construir uma cidade para todas e todos, com olhar sensível para os que mais necessitam de políticas públicas”, informou o movimento.
Confira abaixo a íntegra do documento:
MANIFESTO MOVIMENTO SANTO ANDRÉ POPULAR
“Santo André sempre foi uma cidade de tendência progressista, com visão de futuro e preocupada com a inclusão social. Ao longo dos anos 1990 e 2000, com governos democráticos e populares e com a participação direta de diversos segmentos da população, nossa cidade tornou-se referência nacional e internacional na implementação de políticas públicas, e palco da realização de sonhos e da melhoria da qualidade de vida da população.
Mas aquela Santo André com protagonismo das políticas públicas sociais inovadoras e da participação popular deixou de existir. Nos últimos anos vivemos uma série de retrocessos causados pelo avanço do conservadorismo e pelas políticas neoliberais implementadas em nossa cidade. Santo André deixou de ser da nossa gente, e hoje é governada em favor de um pequeno grupo de poderosos.
Exemplo disso é o paraíso da especulação imobiliária que nossa cidade se tornou diante da venda de inúmeros terrenos públicos às empreiteiras, enquanto milhares de pessoas são esquecidas por um governo que ignora as políticas de habitação social. Assim como as inúmeras privatizações e terceirizações promovidas pela atual gestão, como é o caso do Serviço Funerário e da entrega do SEMASA para a Sabesp, que encareceu a conta de água e piorou os serviços na cidade.
É preciso mudar essa forma de governar a nossa cidade. Precisamos resgatar a esperança do povo andreense para construir uma cidade para todas as pessoas. Santo André precisa passar por uma inversão de prioridades para voltar a ser uma cidade de nossa gente.
É com essa missão que nasce o Movimento Santo André Popular, para construir alternativas políticas para que o povo volte a ser a prioridade número 1 em Santo André. Somos cidadãs e cidadãos, movimentos sociais, partidos políticos progressistas, lideranças comunitárias e muitas pessoas envolvidas na construção de um novo futuro em Santo André.
Assim como derrotamos Bolsonaro e estamos reconstruindo o Brasil, podemos mudar os rumos de nossa cidade e construir uma Santo André com justiça social, com empregos e oportunidades, com participação popular, com preservação do meio ambiente e com serviços públicos de qualidade.
Convidamos todas as pessoas interessadas em construir uma alternativa política popular em Santo André a se juntar a nós! Apenas a soma de nossos esforços e a atuação coletiva, plural e democrática tornará realidade a Santo André que tanto precisamos”.