Movimento do Bem protesta contra taxa do lixo em Diadema
Manifestantes alegam cobrança abusiva e prometem ir à Justiça caso o governo municipal não suspenda taxa
- Movimento do Bem realiza segundo ato de protesto contra taxa do lixo e reúne 300 pessoas em Diadema.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 18/09/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Manifestantes alegam cobrança abusiva e prometem ir à Justiça caso o governo municipal não suspenda taxa
Liderado por um grupo de vereadores e com a participação de Taka Yamauchi, o Movimento do Bem realizou neste domingo (17/09), no bairro Eldorado, um protesto contra a taxa do lixo. O ato contou com cerca de 300 pessoas, entre moradores e lideranças da cidade, como os vereadores Boy, Eduardo Minas, Reinaldo Meira, Cabo Ângelo, a ex-vereadora Cida Ferreira e os ex-vereadores Juninho do Chicao, Marcos Michels, Companheiro Sérgio.
“O movimento busca a revogação dessa taxa que é totalmente ilegal. Não vamos parar enquanto tiver essa taxa aqui na cidade prejudicando a população”, afirma Taka Yamauchi.
A taxa, aplicada na cidade e aprovada por 15 vereadores, está em vigência desde abril e tem sido cobrada junto com a conta de água. Francisca Raimunda Macedo, moradora de Diadema, participou do ato e afirmou que a conta aumentou. “Eu acho isso errado. Eu tenho tarifa social e estou pagando uma conta de água bem cara. Depois que eu fui descobrir que foi por causa da taxa de lixo”.
O movimento alega que a taxa é abusiva e promete ir à Justiça caso o governo municipal, comandado pelo prefeito José Di Filippi Jr., não suspenda a cobrança. De acordo com o comando do movimento, “moradores que pagavam cerca de R$ 240,00 por ano, com a nova taxa vão pagar R$ 1.200 ao final dos 12 meses”.
Thiago da Silva, passava pelo local, fez questão de contribuir com o abaixo-assinado e manifestou sua insatisfação. “Essas taxas abusivas que o prefeito está colocando só prejudica a população. A carga tributária do Brasil já está muito cara. O trabalhador honesto, com o salário baixo, ganha com muita dificuldade e o prefeito está preocupado em retirar do povo”.