Mauá enfrenta epidemia de sarna em escolas: 97 estão com a doença
Prefeitura orienta pais e alunos e equipes de limpeza realizaram assepsia em todos os ambientes e objetos de uso comum das escolas municipais
- Sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo.
Foto: Reprodução
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 10/06/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Prefeitura orienta pais e alunos e equipes de limpeza realizaram assepsia em todos os ambientes e objetos de uso comum das escolas municipais
Mauá enfrenta uma epidemia de sarna entre alunos, professores e funcionários da rede de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde da Prefeitura, houve casos em sete escolas municipais e duas estaduais, sendo afetados 15 profissionais e 82 crianças.
A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou crianças em creches e escolas.
A Prefeitura informou que as medidas de contenção e combate à doença já estão sendo tomadas, como a promoção de palestras para prevenção da escabiose a fim de orientar pais e alunos sobre os sintomas, condições de higiene e proliferação de doenças transmissíveis; bem como fornecimento de material informativo; atendimento dos casos já notificados com medicação adequada e acompanhamento familiar realizado pelas equipes do Programa Saúde da Família; fornecimento do kit de combate a escabiose composto por sabonete, creme e comprimidos (o medicamento é indicado apenas para crianças acima de dois anos de idade).
Além disso, o governo municipal determinou que as equipes de limpeza realizassem assepsia em todos os ambientes e objetos de uso comum das escolas municipais.