VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Livro “José Flores, um herói dos Brasis”  será lançado nesta quinta em Diadema

Márcio Soares, autor do livro, estimula o debate da construção da sociedade afrodescendente brasileira e suas dificuldades

  • Livro “José Flores, um herói dos Brasis”  será lançado nesta quinta em Diadema
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/09/2022
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Márcio Soares, autor do livro, estimula o debate da construção da sociedade afrodescendente brasileira e suas dificuldades

Livro “José Flores, um herói dos Brasis”

Livro “José Flores, um herói dos Brasis”  será lançado nesta quinta em Diadema

O livro “José Flores, um herói dos Brasis”  será lançado nesta quinta-feira (29/09) no Centro Cultural de Diadema.  Trata-se de uma ficção baseada na realidade da construção da população brasileira, na qual insere diversas referências a autores e obras, como, por exemplo: “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.”, conta Márcio Soares, autor da obra.

“José Flores: um herói dos Brasis”, que já virou áudio série no Spotify, será lançado às 19h, na Biblioteca Olíria de Campos Barros, que fica dentro do Centro Cultural, na Rua Graciosa, 300, no Centro de em Diadema.

O evento é aberto a todo o público, principalmente aos amantes de história, filosofia, política, sociologia e antropologia, e histórias nacionais.

Com a estimativa de público de aproximadamente 50 pessoas, o evento contará com a leitura de um trecho do livro, seguido de roda de conversa com perguntas e respostas, encerrando com o autógrafo do escritor nos livros.

“Este será um evento importante, não apenas para mim, mas como uma oportunidade para toda a comunidade discutir, em um bate-papo descontraído, as histórias, fatos e personagens dos “Brasis”, relata Soares.

O lançamento conta com a participação do autor, Marcio Soares, que é de Santo André, Cíntia Machado (revisora) e Joel Jonas (prefaciador).

A criação do artista

O livro, lançado pela editora Autografia, fala sobre a importância da cultura negra para a formação do povo brasileiro.

José Flores, negro, filho de um nordestino e operário da construção civil é o personagem principal da trama. A obra, um apanhado histórico, social e antropológico, traz vários outros personagens que retratam o estilo de vida de pessoas como José.

No enredo, um povo colonizado por uma cultura de dominação mental, espiritual e física, tendo por premissas a servidão e submissão. De forma quase que heroica, essa classe trabalhadora vai tentando se desprender de atos cruéis, agressivos e de injustiça social, dando exemplos de resiliência, força coletiva e potencialidades individuais.