Idosos de Diadema participam de aula de Surf
Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos
- Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos.
Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 02/11/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos
Surfar depois dos 65 anos nem sempre está nos planos da população idosa, porém pode ser uma atividade divertida e com muitos benefícios. Nesta semana, alguns idosos de Diadema tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos.
“Diadema é a primeira turma de outras cidades a vir até o projeto. Acreditamos que o surf é uma terapia aberta. Recebemos a vitamina D do Sol, temos um espaço ampliado e trabalhamos o cuidado com o outro”, ressaltou o coordenador do projeto e surfista, Cisco Araña. “A parte emocional é a mais importante. Por meio da felicidade interior, melhoramos a saúde e criamos imunidade. Essa é a proposta da escola. Um pequeno abraço, um incentivo, pode fazer a diferença no estado emocional nessa faixa de idade”, concluiu.
Diadema participará de três aulas no total, uma por semana. A experiência de surfar animou os idosos. “Na primeira vez, eu achei que não ia conseguir, mas, depois que eu peguei o embalo, foi muito legal e divertido. Me senti muito bem”, contou Maria Salete Ramos, de 66 anos.
“Essa é mais uma das atividades realizadas pelo município com o objetivo de contribuir para o envelhecimento saudável e ativo. Acredito que muitos nunca se imaginaram fazendo esse tipo de aula. Essa é a parte mais interessante”, explicou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.
A Escola existe há quase 30 anos e atende cerca de 2 mil pessoas por ano, entre alunos, projetos e parcerias, no surf e no bodyboard. Além disso, o local é referência no atendimento a pessoas com deficiência.
Outras ações
Diadema conta com seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Um deles é o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) que oferece diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó.
Para participar desses serviços, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.
Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano para o público idoso. Grande parte dos idosos encontra dificuldades para estudar no período da noite, motivo pelo qual a Prefeitura de Diadema atendeu uma demanda do Conselho Municipal do Idoso para atender este público.
Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.