Homem morre com queda de árvore e Prefeitura de Sto.André é questionada
Amigos e familiares usaram as redes sociais para dizer que vítima já tinha acionado o poder público para cortar árvore; Prefeitura nega
- Homem morre com queda de árvore em sua residência em 16 de janeiro.
Foto: Reprodução/TV Globo
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 16/01/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Amigos e familiares usaram as redes sociais para dizer que vítima já tinha acionado o poder público para cortar árvore; Prefeitura nega
Um morador de Santo André, identificado como Jason Nunes, morreu neste domingo (16/01) depois que uma árvore caiu em cima de sua casa durante forte chuva. A residência fica na Rua Alberto Zírlis, na Vila Lutécia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro viaturas foram destinadas ao local. Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também atendeu a ocorrência e constatou o óbito no local.
Amigos e familiares usaram as redes sociais para questionar a Prefeitura e dizer que ele já tinha alertado o poder público sobre a árvore.
“Isso é um descaso da Prefeitura. Tem uma árvore na casa dele, chamou pra ver se podia tirar ela porque está podre e enorme. Eles negaram. Meu filho perguntou: “se cair em cima de alguém? Eles responderam: fica em paz, você já tem esse papel provando que você procurou pra tirar e não foi aprovado”, disse uma parente.
“Agora eles vão lá e cortam a árvore, depois que o rapaz perdeu a sua vida por causa de uma árvore. Muito descaso com o ser humano”, afirmou uma moradora,
“Muito triste uma pessoa perder a vida em uma tragédia que a prefeitura dá todas as desculpas do mundo quando um morador pede a retirada dessas árvores que apresentam risco. Falo porque já vivi essa situação. Espero que sejam responsabilizados, mas, infelizmente, a vida não volta. Será que vocês podem enxergar isso agora?, indagou uma internauta.
Comoção
A morte do morador de Santo André gerou muita comoção na cidade. Ele era um gesseiro muito conhecido e muitos lamentaram seu falecimento.
“Nunca vi um rapaz tão trabalhador como esse. Fazia de tudo, se você tinha um armário velho, ele fazia ficar novo, arrasava na pintura e no gesso, uma pessoa que conheci de perto, um amigo de longas datas…uma pessoa que voltou pra jesus e era temente a Deus. Vou sentir muita falta, pois era um ser iluminado e me fazia bem sempre fazia meus serviços aqui em casa tudo que tem aqui foi a mão do Jason.. tudo .. Vou lembrar sempre dele. Que o senhor Deus o receba de braços abertos pois era um ser de luz”, afirmou um amigo
“Poxa. Jason fez minha sanca de gesso aqui de casa, me deu um grande abraço e orçou pra mim a pintura e outros trampos aqui, trabalhava pra caramba, tinha duas filhas e a pequena era o mundo dele , sempre via nos status do ZAP ele postando foto dela”, afirmou um cliente dele.
Outro lado
A prefeitura de Santo André, comandada pelo prefeito Paulo Serra, nega que tenha havido um protocolo com pedido de retirada da árvore que caiu neste domingo. A administração disse que fará a remoção nesta segunda-feira (16/01) e “prestará toda a assistência aos familiares da vítima”.
Leia a íntegra da nota:
“A Defesa Civil de Santo André informa que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para apoio à ocorrência.
A árvore está ancorada em duas casas que eram da vítima, colocando em risco uma terceira residência. Preventivamente, a Defesa Civil interditou este terceiro imóvel e o morador foi para a casa de familiares.
A remoção da árvore será feita na manhã desta segunda-feira (16). A árvore e as residências do entorno ficam em uma área particular invadida, com imóveis em situação precária.
Possivelmente contribuiu para a queda o fato de que a árvore já estava morta, seca e com as raízes cortadas. A vítima tinha feito o corte do talude da construção da casa rente à árvore e cortado suas raízes, utilizando a mesma como poste.
A Defesa Civil informa ainda que nunca recebeu solicitação de vistoria em relação à árvore que caiu e prestará toda a assistência aos familiares da vítima.
Não houve outras vítimas na ocorrência”.
O que diz o Boletim de Ocorrência
De acordo com o Boletim de Ocorrência a vítima 54 anos e policiais militares foram acionados, via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), para atender a ocorrência e, no local, apuraram que a vítima havia sido esmagada por uma árvore.
Ainda segundo a Polícia, foi solicitado perícia ao local e exame necroscópico ao corpo. O caso foi registrado como morte suspeita, pela CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Santo André.