VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Governo Federal destina a Santo André 24 novos médicos

Profissionais da saúde fazem parte do Programa Mais Médicos e passam por integração na rede e seguem para as unidades até o fim da semana

  • Saúde de Santo André recebe o reforço de 24 novos médicos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/12/2023
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Profissionais da saúde fazem parte do Programa Mais Médicos e passam por integração na rede e seguem para as unidades até o fim da semana

Médicos Santo André

Saúde de Santo André recebe o reforço de 24 novos médicos. Foto: Divulgação

A rede municipal de saúde de Santo André recebeu nesta semana o reforço de 24 médicos por meio do programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. Os novos profissionais já foram apresentados aos coordenadores de área e passam por integração na rede, processo que começou na última segunda-feira (11/12) e terminou nesta quarta-feira (13/12). Na sequência os médicos serão distribuídos nas unidades de saúde.

“Recebemos com muita alegria esses 24 novos profissionais que chegam para ampliar ainda mais a nossa cobertura de atendimento. Os médicos estão passando por integração para conhecer a nossa rotina administrativa, os fluxos, os protocolos da rede, o sistema informatizado de atendimentos e os prontuários. A missão é acolhê-los e integrá-los para que a gente possa oferecer cada vez mais uma assistência de qualidade aos nossos munícipes”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Os novos profissionais chegam com contrato de quatro anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Todos os médicos serão submetidos a avaliação de desempenho anual, terão direito a auxílio moradia e alimentação, especialização latu sensu em Medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de realizar mestrado em Saúde da Família, já que um dos objetivos do programa é aumentar o número de especialistas no país. Com esses 24 profissionais, Santo André chega a 70 médicos oriundos do programa.

Os médicos serão distribuídos na rede de acordo com a demanda de cada unidade, sendo priorizados os equipamentos que já contam com as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) ou que estão em fase de implementação. Além de médicos e enfermeiros, essas equipes contam com os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), profissionais que visitam as residências e fazem busca ativa de pacientes, além de facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde.