GCM de Santo André prende homem que invadia casa de ex-companheira
Patrulha Maria da Penha, especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência, foi acionada após homem tentar derrubar porta do imóvel
- Patrulha Maria da Penha, especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência, foi acionada após homem tentar derrubar porta do imóvel.
Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
- Por: Redação
- Publicado em: 27/05/2021
- Compartilhar:
- [addtoany]
Patrulha Maria da Penha, especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência, foi acionada após homem tentar derrubar porta do imóvel no Jardim Irene
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André foi acionada na noite desta quarta-feira (26) para atendimento de uma ocorrência de tentativa de invasão de residência de uma mulher vítima de violência doméstica. O ex-companheiro chegou em sua casa, localizada no Jardim Irene, e tentou derrubar a porta do imóvel para entrar no local.
A vítima, que tem uma medida protetiva em vigor, acionou os agentes da Patrulha Maria da Penha, especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência. Os GCMs acionaram as viaturas próximas à residência da munícipe e conseguiram deter o agressor, que foi encaminhado para o 6º Distrito Policial de Santo André, onde segue à disposição da Justiça.
O mesmo agressor havia sido preso no último dia 22 pela Guarda Civil Municipal, quando plantonistas da UPA Sacadura Cabral acionaram a GCM em virtude do ingresso da vítima com lesões provocadas pelo seu ex-companheiro. Na ocasião, as equipes da GCM tinham encaminhado a mesma pessoa para o distrito policial, no entanto, ele foi solto e novamente tentou agredir a vítima.
Atuação – A Prefeitura de Santo André efetivou parceria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 2019, para implementar a Patrulha Maria da Penha no município, onde os Guardas Civis Municipais assume o papel de protetores e fiscalizadores da integridade física de mulheres acometidas por crimes de violência doméstica, bem como do ciclo de atuação e cumprimento da Lei Maria da Penha.
Para a execução deste trabalho, os GCMs receberam especialização no ciclo de atuação e proteção da lei, além de novas viaturas caracterizadas e destinadas exclusivamente para este trabalho. A equipe de GCMs fica em cooperação constante tanto com o Tribunal de Justiça, quanto com a Delegacia de Defesa da Mulher, recebendo as demandas de medidas protetivas e atuando diuturnamente na defesa da vida. O telefone para acionar a Guarda Civil Municipal é o 153.