VOLTAR
  • Cidades

GCM de Diadema é preso pela 2ª vez na semana trocando munição por drogas

Prefeitura afirma que ele estava afastado e que foi encaminhado para internação por conta de vícios

  • GCM que infartou e morreu estava afastado das funções e fazia tratamento por conta de vícios.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2020
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Prefeitura afirma que ele estava afastado e que foi encaminhado para internação por conta de vícios

Prefeitura afirma que GCM estava afastado das funções e que foi encaminhado para internação por conta de vícios.

 

O GCM (Guarda Civil de Diadema) de Diadema Paulo Estevão Ferreira de Lima foi preso duas vezes nesta semana, sendo uma na madrugada do domingo (26/04) e outra nesta segunda-feira (27/04). Na primeira vez foi detido por roubar transeuntes em São Bernardo e desta vez estava trocando munição por drogas.

O Comando da GCM de Diadema informou ter recebido a informação de que o GCM de 1ª Classe Paulo Estevão Ferreira de Lima fora detido acusado de prática de roubo, mas após audiência de custódia a autoridade judiciária relaxou a prisão em flagrante por considerar não haver presença de quaisquer das situações flagranciais.

Nesta segunda-feira, às 20h, o mesmo GCM foi detido na Travessa Amazonas, em Diadema com posse de munições de arma de fogo de uso permitido, informando que iria trocá-las por droga. Após pagamento de fiança o GCM foi posto em liberdade e conduzido para internação em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

O GCM Paulo Estevão Ferreira de Lima trabalha na Instituição desde 2003. Nos últimos anos passou a apresentar alteração de comportamento devido ao consumo excessivo de álcool. Foi encaminhado algumas vezes para tratamento fornecido por programas da Prefeitura Municipal de Diadema e esteve internado para esta finalidade, no entanto o quadro não apresentou evolução e o GCM declarou que passou a fazer uso de outras drogas.

O GCM está afastado das atividades operacionais desde que começou apresentar mudança de comportamento e ultimamente desepenhava atividades internas.

“A Guarda Civil Municipal de Diadema rechaça quaisquer desvios de conduta praticados por seus integrantes. Todas as denúncias que chegam são apuradas por Corregedoria autônoma, instaurado o procedimento administrativo e caso constada a prática de ato considerado irregular, são adotadas as medidas legais, seguindo os princípios do devido processo legal, contraditório e da ampla defesa”, informou.

Baep

Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) que foi quem fez a prisão de GCM em ponto de drogas. Foto: Divulgação

 

De acordo com o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), que foi quem fez a prisão, uma equipe visualizou uma aglomeração suspeita em local conhecido como ponto de vendas de drogas, sendo abordado um homem com um estojo contendo uma certa quantidade de drogas. Também foi abordado um suspeito com 5 munições intactas de calibre 38 e um cartucho de calibre 12.

Os policiais indagaram o homem e ele indicou que o seu veículo estava próximo. Foi feita a diligência e localizadas mais 4 munições intactas de calibre 38 e um cartucho de calibre 12. Nesse momento, o preso  informou que era Guarda Civil Municipal de Diadema e estava no local para trocar as munições por drogas.