FMABC registra redução de 95% nos casos semanais de Covid na região
Apenas 16 exames positivos foram identificados entre os dias 14 e 19 de fevereiro, segundo relatório divulgado pelo Centro Universitário
- Apenas 16 exames positivos foram identificados entre os dias 14 e 19 de fevereiro, segundo relatório divulgado pelo Centro Universitário.
Foto:
Foto: Agência Brasil-Acácio Pinheiro
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 25/02/2022
- Compartilhar:
- [addtoany]
Apenas 16 exames positivos foram identificados entre os dias 14 e 19 de fevereiro, segundo relatório divulgado pelo Centro Universitário
Um relatório divulgado pelo Centro Universitário FMABC mostra que, em um intervalo de cinco semanas, entre os dias 10 de janeiro e 19 de fevereiro, os municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano registraram uma queda de 95% nos casos semanais de covid diagnosticados em testes analisados pelo laboratório da faculdade.
Na semana de 10 a 15 de fevereiro, quando houve um novo pico de contaminação, a unidade havia registrado um total de 316 novos casos nos municípios da região, enquanto apenas 16 exames positivos foram identificados entre os dias 14 e 19 de fevereiro.
Houve também uma queda expressiva na taxa de positividade. Apenas 4% dos exames apresentaram diagnóstico positivo para Covid nesta semana, uma redução considerável em comparação à média de 34% que foi registrada durante o mês de janeiro.
Os números acompanham uma tendência registrada em outros municípios da Grande São Paulo, que também tiveram aumento expressivo do número de casos a partir das primeiras semanas de janeiro, em uma possível decorrência das festas de fim de ano, e vêm registrando índices menores nas últimas semanas de fevereiro.
Além de analisar testes de covid feitos em alguns hospitais da região e no próprio laboratório de análises clínicas, o Centro Universitário também tem feito o diagnóstico de amostras realizadas em outros municípios, como São Paulo. Foram mais de 17,5 mil exames realizados desde o início de 2022.
Os profissionais do Centro Universitário alertam que apesar da queda no número de novos casos, ainda é necessário manter cuidados. “O feriado do Carnaval pode fazer com que esses índices aumentem novamente em março. É importante continuar alertando a população para seguir com as doses de reforço da vacinação e o uso de máscaras”, explica Fernando Fonseca, coordenador do laboratório de análises clínicas da instituição e vice-reitor da FMABC.