VOLTAR
  • Política

Fernando Marangoni entrega mais 323 escrituras no Centreville

Ocupado desde 1982, bairro chega a praticamente 100% dos imóveis regularizados, em processo que teve início em 2017

  • Fernando Marangoni entrega mais 323 escrituras no Centreville.
    Foto: Divulgação/Bruno Coelho
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/02/2022
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Ocupado desde 1982, bairro chega a praticamente 100% dos imóveis regularizados, em processo que teve início em 2017

Fernando Marangoni

Fernando Marangoni entrega mais 323 escrituras no Centreville. Foto: Divulgação/Bruno Coelho

Passados 40 anos desde a ocupação, o bairro do Centreville, em Santo André, chega a 100% dos imóveis regularizados. Neste domingo (06/02), a partir do meio-dia, o Secretário Executivo de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni, ao lado do prefeito, Paulo Serra, realiza a entrega de 323 escrituras de imóveis. A região conta atualmente com cerca de 1.300 famílias.

O processo de regularização fundiária do Centreville teve impulsionamento a partir de 2017, no início da gestão Paulo Serra, quando Marangoni ocupava a função de secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária. “Fico muito feliz e orgulhoso por fazer parte da história desse bairro. Foram anos de espera, de muito empenho e trabalho sério. Agora, finalmente o Centreville está regularizado”, comemora o secretário.

Para Marangoni, as entregas das escrituras garantem a tranquilidade para famílias que há décadas vivem sob o medo de perder a casa própria. “Ter a casa própria, com tudo regularizado, é o sonho de muita gente e agora estamos acabando com os fantasmas de todos esses anos. Os moradores podem dormir tranquilos, com a certeza do lar. Isso não seria possível sem a parceria entre a cidade de Santo André e o Estado”, destaca.

Um dos líderes da invasão e até hoje morador do Centreville, Tarcísio da Silva Calé, 65 anos, não esconde a emoção do sonho de ter o título em mãos. “Aqui é onde moramos e vimos nossos filhos e filhas crescerem. Criamos nossas raízes aqui. Com as escrituras em mãos, acaba a insegurança. O sentimento é de alegria”, diz.

Projetado para ser um bairro de alto padrão em Santo André, o Centreville foi elaborado pela construtora Nova-Urbe e tinha como projeções o Alphaville, que fica entre Barueri e Santana de Parnaíba, no Grande ABC. Do total de 540 lotes, 230 casas chegaram a ser concluídas e outras 309 estavam em construção, quando a empresa entrou em processo de falência e as famílias, que viviam em situação de vulnerabilidade, ocuparam a área.

Em 1986, o Governo do Estado tornou proprietário do Centreville, após declarar como de interesse social. As transferências para os moradores foram realizadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) por meio de um convênio com a Prefeitura de Santo André e restam somente alguns casos com pendências pontuais.
A iniciativa é amparada pela lei federal 13.465/2017.

Ribeirão Pires
Antes, ainda no domingo, às 9h30, Marangoni estará no Paço Municipal de Ribeirão Pires, para a entrega de 16 matrículas do programa Cidade Legal ao núcleo Petrópolis, ao lado do prefeito Clóvis Volpi. A área de 5.800 metros quadrados teve a consolidação das construções irregulares em 1997, situação que chega ao fim passados 25 anos de espera.

“Tenho muito orgulho de ser presidente do Cidade Legal, que é o maior programa de regularização fundiária do mundo. Desde 2019, entregamos mais de 48 mil escrituras para as famílias trabalhadoras. E fico feliz, por meio da parceria com o prefeito Clóvis Volpi, de alcançarmos mais esse feito pela nossa população”, comenta Marangoni.