Estado dá ordem de serviço para reforma de estações de S.Caetano e Sto.André
Modernização da Linha 10 - Turquesa é uma antiga demanda do Consórcio ABC
- Prefeito Tite Campanella assina assina documento referente à modernização da Estação de trem liberada pelo secretário Baldy.
Foto: Divulgação/Consórcio
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 11/08/2021
- Compartilhar:
- [addtoany]
Modernização da Linha 10 – Turquesa é uma antiga demanda do Consórcio ABC
O Governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (11/08), a ordem de serviço para início das obras de readequação e melhorias das estações São Caetano do Sul e Utinga, em Santo André, ambas da Linha 10- Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O documento foi firmado em cerimônia na estação São Caetano, com presença do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do presidente da CPTM, Pedro Moro, e do prefeito do município, Tite Campanella.
As obras estão orçadas em R$ 52 milhões, com previsão de entrega para 18 meses. O objetivo é resolver problemas de acessibilidade e reduzir o tempo de circulação entre os trens.
A reforma das estações integra um projeto da CPTM para modernizar toda a Linha 10 – Turquesa, afirmou o secretário estadual. “O compromisso é de efetivamente começar as obras e melhorar a vida das pessoas”, disse Baldy.
Representando o Consórcio Intermunicipal do ABC estava o secretário-executivo da entidade regional, Acacio Miranda. “Além de São Caetano e Santo André, a Linha 10 da CPTM conta ainda com estações em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, ou seja, cinco das sete cidades da região. O Governo do Estado está atendendo demandas regionais solicitadas pelo Consórcio ABC”, afirmou Acacio Miranda.
Além de Baldy, o ato contou com a presença do prefeito de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), da deputada estadual por São Bernardo Carla Morando (PSDB), o do deputado estadual por São Caetano Thiago Auricchio (PL), além do presidente da CPTM, Pedro Moro.
O prefeito Tite afirmou que, além da reivindicação feita pelos prefeitos, o deputado estadual Thiago Auricchio também fez gestões junto ao governo do Estado para viabilizar o investimento.
Veja vídeo:
Deputado
“É um dia de grande alegria para São Caetano e principalmente para o nosso mandato que consegue transformar mais um desejo de anos da população em realidade. Desde o início do nosso trabalho essa questão era uma das principais pautas da cidade nos debates que buscava junto ao Estado. A falta de acessibilidade na Estação São Caetano era algo gravíssimo, um enorme desrespeito com o cidadão que usa o equipamento. Vamos dar um fim nisso e qualificar ainda mais o serviço que é prestado ao usuário”, explica Thiago Auricchio.
O parlamentar esteve em abril de 2019 em reunião na CPTM para tratar da reforma da estação, apresentou em março de 2020, via indicação ao Governo do Estado, novo pedido de intervenções e mais recentemente, em julho, ao lado do prefeito Tite, reforçou o pleito pelas intervenções na Estação Walter Braido.
“Vai ser um projeto robusto, praticamente uma nova estação, com mais elevadores, rampas de acesso, passarelas. É também mais uma conquista do nosso trabalho na pauta da mobilidade urbana. Já havíamos conseguindo a modernização dos trens, o Expresso Linha-10 e o Expresso da Educação. Mas também estamos trabalhando para que esses serviços sejam estendidos para todas as estações da nossa linha”, pontua o deputado estadual.
Apenas em São Caetano, a CPTM vai investir mais de R$ 30 milhões, com prazo de execução de 30 meses, sendo 18 meses para realização de serviços e 12 meses de operação assistida, a previsão de entrega é início de 2024. A Estação São Caetano – Walter Braido será contemplada com quatro elevadores, quatro escadas para travessia entre plataformas, além da construção de uma rampa no acesso da Rua Perrela.