Em Sto.André, governador diz que AME inicia atendimento oncológico nesta semana
Rodrigo Garcia informou também que em a partir de agosto, a unidade começará serviço de quimioterapia
- Governador Rodrigo Garcia diz que AME inicia atendimento oncológico nesta semana.
Foto: Divulgação/Bruno Coelho
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 11/07/2022
- Compartilhar:
- [addtoany]
Rodrigo Garcia informou também que em a partir de agosto, a unidade começará serviço de quimioterapia
O governador Rodrigo Garcia visitou nesta segunda-feira (11/07) o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André. A unidade começa os atendimentos a pacientes com câncer de pele e de intestino nesta semana, por meio do Programa AME Oncologia. A partir de agosto, a unidade também inicia o serviço de quimioterapia. A informação foi dada durante visita que Garcia fez a Santo André. O prefeito Paulo Serra acompanhou a agenda.
“Os AMEs passam a avançar no atendimento à oncologia, no combate ao câncer. Nós fizemos agora a visita ao local do antigo auditório, que será completamente transformado no atendimento 100% oncológico. Aqui nós teremos capacidade de realizar mais de 400 quimioterapias todos os meses para atender a população da região”, disse Rodrigo Garcia.
O programa AME Oncologia, que realiza exames, consultas, cirurgias, também vai permitir que a unidade de Santo André receba, a partir de agosto, 720 novos pacientes para sessões de quimioterapia por ano, ampliando a assistência oncológica da região. Serão realizadas 4,6 mil sessões de quimioterapia anualmente. A iniciativa vai reduzir o deslocamento dos pacientes para outras cidades para a realização dos atendimentos.
Além de Santo André, os AMEs de Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes serão as primeiras unidades com atendimento integral, ofertando mais de 20 mil sessões de quimioterapia por ano, integrando a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. As unidades de Taubaté e Itapetininga já iniciaram os atendimentos oncológicos, tendo sido realizadas 15 quimioterapias em Taubaté e três em Itapetininga.
O AME Santo André também atende as especialidades de Anestesiologista, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Mastologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Reumatologia, Urologia, Nutrição e Fisioterapia.
“A implantação do setor oncológico no AME Santo André nos dará capacidade para realizar 400 infusões de quimioterapia, além de possibilitar atendimento integral para pacientes com câncer, que vão desde diagnóstico, cirurgias e, agora, com a realização do tratamento. Uma grande conquista para a Saúde da nossa cidade e no cuidado com a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.
“Será um braço (do Hospital Estadual Mário Covas) para o tratamento de quimioterapia, para que pacientes não sejam referenciados para outros hospitais, longe da região. É um esforço para aproveitar melhor o que tem, aumentar a eficiência do equipamento e incluir novas tecnologias para atender mais pessoas nos mesmos lugares”, concluiu o governador do Estado.