Em S.Bernardo, Tarcísio promete Metrô e estímulo tributário para atrair indústrias
Candidato a governador se encontrou com representantes do setor produtivo no ABCD e ressaltou a necessidade de o Estado ser mais competitivo e a importância logística da região
- Tarcísio promete Metrô e estímulo tributário para atrair indústrias.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 18/10/2022
- Compartilhar:
- [addtoany]
Candidato a governador se encontrou com representantes do setor produtivo no ABCD e ressaltou a necessidade de o Estado ser mais competitivo e a importância logística da região
Tarcísio de Freitas pretende incentivar a inovação e dar estímulo tributário para o estado de São Paulo voltar a atrair mais indústrias. O candidato pelo Republicanos ao governo paulista reafirmou em evento em São Beranrdo nesta terça-feira (18/10) que a federação precisa ser mais competitiva para a impulsionar a criação de novos negócios e gerar empregos e renda.
Tarcísio participou de um encontro com lideranças do setor produtivo, na Associação dos Funcionários Públicos. “Restabelecer a produtividade é importante para trazer indústrias”, destacou.
Segundo o candidato do Republicanos, é preciso acionar algumas alavancas para atrair mais indústrias. “Nos últimos anos, o Brasil passou por uma reforma trabalhista e a gente não pode ter retrocesso, senão vamos ver indústrias saindo do Brasil, e não chegando”, comentou.
Durante a visita a São Bernardo do Campo, Tarcísio também comentou a possibilidade de ligar a cidade a uma linha de metrô. O candidato disse que o primeiro passo é fazer um projeto de engenharia e analisar qual é o melhor modelo para executá-lo rapidamente, seja em parceria com a iniciativa privada ou com investimento público. Ele também destacou o potencial e a importância logística de toda a região do ABC diante da possibilidade da desestatização do Porto de Santos ainda neste ano.
Compromissos com São Bernardo
Tarcísio de Freitas, durante o ato, reafirmou compromissos de continuidade de projetos com a cidade, governada por Orlando Morando. Realizado na Associação dos Funcionários Públicos, o evento foi promovido por representantes do empresariado e de sindicatos patronais da região, entre eles os de transportadoras, reunindo 550 pessoas.
Nesta campanha de segundo turno ao Estado, Tarcísio compareceu duas vezes em menos de uma semana a São Bernardo, em demonstração clara à atenção dada pelo ex-ministro ao município, reforçando discurso de manutenção de ações substanciais em curso. Dois dias após o resultado da primeira fase do pleito ao Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Orlando Morando, ao lado da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando, declarou publicamente apoio à candidatura de Tarcísio na disputa com o ex-prefeito da Capital Fernando Haddad, do PT.
Morando enfatizou a satisfação em contar com a presença de Tarcísio na cidade e receber novamente a garantia da sequência dos projetos. “Meu apoio e da Carla já foi tornado público, anteriormente, por vídeo. E não basta nós, mandatários, firmarmos esse compromisso. As pessoas precisam saber deste compromisso, esse público formado por quem produz renda, emprego e quem ajuda a movimentar o Estado e o Brasil. Agradeço a disponibilidade. São 645 municípios, e é impossível ir em todos no segundo turno. A distinção por São Bernardo, pode ter certeza, será expressivamente retribuída.”
O prefeito de São Bernardo acrescentou que o sucessor de Rodrigo Garcia no governo do Estado irá assumir uma gestão “ajustada”. “Não podemos deixar esse Estado retroceder. O primeiro motivo pela declaração de apoio foi o compromisso de manutenção dos projetos. Manter programas não é manter marca de partido, é aquilo que a população reconhece que está dando certo. O apoio é de corpo e alma, com transparência. Não bastassem os compromissos, o adversário é do PT, que perdeu para brancos e nulos em sua reeleição. Mais do que isso, a política nefasta do partido. O que não quero para minha cidade, não quero no Estado. Sei como são nocivos. Pegamos uma cidade destruída.”
“Estou muito feliz com a presença de todos e com essa parceria. É oportunidade de aprofundarmos sobre o futuro da cidade, Grande ABC e Estado. Vamos dar continuidade a tudo o que está em andamento. Será um governo que vai manter todos os projetos e políticas públicas que têm dado certo, além de imprimir maior velocidade nas ações. Tem vários aqui em São Bernardo e serão preservados, como o Viaduto Estaiado, Piscinão Jaboticabal, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Centro de Excelência para tratamento do autismo, encampado pela deputada Carla Morando, BRT e tirar do papel a Linha 20 do Metrô”, declarou Tarcísio. “É fundamental que o ABC tenha Metrô. Vamos torná-lo realidade”, emendou. O evento também contou com presença do vice-prefeito e deputado federal eleito, Marcelo Lima, e vereadores.
REGIÃO
Em quase 40 minutos de apresentação, o ex-ministro confirmou também investimentos nos hospitais Mário Covas, em Santo André, e Nardini, em Mauá, além de efetivar a conclusão viária do Rodoanel e retomar a proposta da Estação Pirelli, da CPTM. “Temos compromissos com a região, iremos trabalhar em prol do ABC”, sustentou. O candidato do Republicanos, que computou 42,32% dos votos no primeiro turno, agradeceu mais uma vez a adesão do prefeito Orlando Morando, frisando a importância do apoio à empreitada do segundo turno. “São Bernardo é tida como o berço do PT. Agora, pode ser o cemitério do partido.”
Acisbec
A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) também participou do Encontro do Setor Produtivo, que reuniu empresários e autoridades, nesta terça-feira.
“Estamos vivendo um momento importante no País e no governo do Estado. Precisamos saber as propostas e comprometimento para São Bernardo e todo o ABC. Somos uma força importante e a ACISBEC não poderia ficar fora da discussão. Os empresários do setor do comércio precisam de crédito, saber qual o posicionamento do governador em vários temas como qualificação profissional, sobre os jovens no mercado de trabalho, entre inúmeras questões, e depois também cobrar”, disse Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC. A diretoria da ACISBEC também esteve presente.
Sehal
O setor de gastronomia e hotelaria do Grande ABC foi representado para conhecer ideias e propostas de desenvolvimento para São Bernardo do Campo durante o Encontro do Setor Produtivo. O presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Beto Moreira, participou do evento assim como a diretoria da entidade.
Para Beto Moreira, é importante a participação neste tipo de encontro para aproximar as relações com os governantes em defesa da categoria.
“O nosso setor precisa de uma representação atuante para saber como recorrer em momentos de dificuldades, além de sempre buscar melhorias. As autoridades, municipal e estadual, interferem em nossa atividade. Haja vista o que aconteceu na pandemia com bares, restaurantes e buffets. O empresário ia dormir e, no dia seguinte, acordava com medidas que decretavam o fechamento dos estabelecimentos. As imposições ocorriam da noite para o dia sem que a gente fosse ouvido”, comentou.