Em S.Bernardo, obras no Jd. das Oliveiras atingem 80% de descontaminação do solo
Prefeito Orlando Morando vistoriou intervenções no bairro, nas quais o pacote prevê que 10 de 20 vias já receberam pavimentação
- Em São Bernardo, obras no Jardim das Oliveiras atingem 80% de descontaminação do solo.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 05/09/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Prefeito Orlando Morando vistoriou intervenções no bairro, nas quais o pacote prevê que 10 de 20 vias já receberam pavimentação
Em sequência ao robusto projeto de infraestrutura no Jardim das Oliveiras, na região do Grande Alvarenga, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, efetivou vistoria nesta segunda-feira (04/09) ao pacote de obras no bairro, que, neste momento, atinge o índice de 80% de execução de descontaminação do solo, um dos principais pontos da proposta. O conjunto de intervenções no local, além da extração de gases onde funcionava o antigo lixão do Alvarenga, é composto por pavimentação de vias, com qualificação do entorno, drenagem e instalação de rede coletora de esgoto.
O investimento total se dá no valor de R$ 35,1 milhões, englobando a pavimentação de 20 vias. Destas, 10 já foram asfaltadas, com complemento das calçadas, guias e sarjetas – projeto envolve 4 quilômetros de extensão qualificados. Parte dos recursos é proveniente de emendas parlamentares da deputada estadual Carla Morando. O projeto integral, hoje mais de 60% executado, é desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas. A previsão da pasta é finalizar as obras físicas até o fim de fevereiro de 2024.
“Muitos prefeitos passaram por São Bernardo, mas nenhum teve coragem de resolver o problema no Jardim das Oliveiras. Das 20 vias no total dentro do projeto, 10 já foram pavimentadas. Mais importante do que isso: a execução abrange serviço completo, incluindo redes de esgoto e de água, além da descontaminação. Isso tudo para garantir mais qualidade de vida a todos os moradores da região”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
Moradora da Rua Pouso Alegre há 32 anos, a comerciante Maria da Cruz, de 54 anos, apontou que o avanço das obras significa o “cumprimento de um sonho”. “Sou a primeira moradora da rua. Participei de inúmeras reuniões, passaram muitos prefeitos na cidade e ninguém fez nada. Estávamos já sem esperanças, não acreditávamos mais. Mas, felizmente, hoje, vejo um sonho sendo realizado. Sou muito agradecida.”
O aposentado Valdimiro Antônio, de 61 anos – desde 1992 residente do bairro -, descreveu que as intervenções no Jardim das Oliveiras estão deixando o local em outro nível. “Aqui antes era uma bagunça, não dava mais do jeito que estava, esgoto no meio da rua, só lama. Agora está ficando uma maravilha. Espero que ainda possa melhorar mais com a conclusão.”
INTERVENÇÕES
Em números, a transformação do Jardim das Oliveiras prevê, além da pavimentação por meio do Programa Asfalto Novo, a instalação de 1.000 metros de nova drenagem, 11 mil metros de nova rede de esgoto, 7.500 metros de guias e sarjetas, bem como a descontaminação de área equivalente a 16.500 m³ de troca de solo.
Após a conclusão das intervenções, o sistema de extração de vapores do solo deve ser mantido durante, ao menos, cinco anos e, juntamente com a operação, estará em andamento um programa de monitoramento de gases, que irá avaliar a eficiência das medidas adotadas em torno da descontaminação do local.