Em meio a pedido de desculpas, Alesp arquiva denúncia de Carla contra Luiz Fernando
Deputada estadual lamenta arquivamento de representação e diz que Assembleia Legislativa “mantém modelo machista”
- Comissão de Ética da Alesp arquiva denúncia de Carla contra Luiz Fernando.
Foto: Gislayne Jacinto
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 29/08/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Deputada estadual lamenta arquivamento de representação e diz que Assembleia Legislativa “mantém modelo machista”
A Comissão de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) arquivou nesta terça-feira (29/08), por 6 votos a 0, a representação da deputada estadual Carla Morando (PSDB) contra Luiz Fernando Teixeira (PT). Durante o discurso, o parlamentar elogiou a tucana e pediu desculpas.
A acusação envolvia denúncia de machismo, pois em entrevista ao Diário do Grande ABC, o petista afirmou que a “única grande obra do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), foi eleger e reeleger Carla, sua mulher”.
Além de Carla e Luiz Fernando, discursou na Comissão de Ética somente Emídio de Souza (PT), o primeiro a votar contra a denúncia. “A situação pode ser resolvida de outra maneira”, disse o petista ao dizer que são normais as disputas políticas em todos os municípios. Carla e Luiz Fernando são de São Bernardo.
O presidente da Comissão de Ética, Barros Munhoz (PSDB), mesmo sendo do partido da deputada votou contra a denúncia e justificou que levou em conta a manifestação de Luiz Fernando Luiz Fernando. “Ele teve a humildade e a hombridade de pedir desculpas à Carla Morando. Ela merecia um pedido de desculpas”, disse Munhoz.
A deputada disse ter ficado triste com o arquivamento. “É lamentável essa decisão da Casa que continua mantendo esse modelo machista que existe aqui dentro. A gente respeita a decisão, mas vou continua lutando e defendendo as mulheres ondes elas desejam estar“, afirmou Carla ao dizer que se sente vítima de perseguição por parte de Luiz Fernando e que essa não foi a primeira vez que sofreu “ataques machistas”.
As duas mulheres da Comissão de Ética também votaram contra a denúncia. São elas: Ediane Maria (Psol-Santo André) e Marta Costa (PSD). Os outros votos foram de Eduardo Nóbrega (Podemos), Alex Madureira (PL) e o presidente Barros Munhoz (PSDB).
Os vereadores do PSDB de São Bernardo Danilo Lima, Ary de Oliveira Henrique Kabeça, Almir do Gás e Maurício Cardoso, Ary de Oliveira e Danilo Lima foram até a Alesp nesta terça-feira para prestar solidariedade à deputada.
Após a votação, Carla Morando e Luiz Fernando concederam entrevista coletiva à imprensa. Veja o que declarou cada um deles: