Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
IDEB e alcance
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.
95% de satisfação
Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.
Confira as escolas que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral no ABCD:
DIADEMA
E.E ANA MARIA POPPOVIC
E.E ANTONIETA BORGES ALVES PROFESSORA
E.E ATAEL FERNANDO COSTA REVERENDO
E.E CLAUDIO ABRAMO
E.E JARDIM ANA SOFIA
E.E SYLVIA RAMOS ESQUIVEL
MAUÁ
E.E FORTUNATO PANDOLFI ARNONI
E.E IRACEMA CREM PROFESSORA
E.E JOSE GASPAR DOM ZEVEDO PROFESSORA
SANTO ANDRÉ
E.E 16 DE JULHO
E.E AGNALDO SEBASTIAO VIEIRA PADRE
E.E ATILLIO TOGNATO
E.E FELICIO LAURITO DOUTOR
E.E HOMERO THON
E.E JOAQUIM DA FONSECA SARAIVA
E.E JUAREZ TAVORA MARECHAL
E.E LOUIS JOSEPH LEBRET PADRE
E.E LUIZ MARTINS
E.E NELSON CARDIM DE BRITO PROFESSOR
E.E ORDANIA JANONE CRESPO PROFESSORA
E.E OVIDIO PIRES DE CAMPOS PROFESSOR
E.E VALENTIM AMARAL DEPUTADO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
E.E ADAIL LUIZ MILLER DOUTOR
E.E CLOVIS DE LUCCA PROFESSOR
E.E CYNIRA PIRES DOS SANTOS PROFESSORA
E.E EDGAR ALVES DA CUNHA PROFESSOR
E.E FAUSTO CARDOSO FIGUEIRA DE MELLO DOUTOR
E.E LAUDO FERREIRA DE CAMARGO MINISTRO
E.E LAURA LOPES
E.E MARIA DA CONCEICAO MOURA BRANCO PROFESSORA
E.E SANTA DALMOLIN DEMARCHI
E.E YVONE FRUTUOSO PRODOSSIMO PROFESSORA