VOLTAR
  • Cidades

Diadema estuda termos do edital de contratação de empresa de ônibus

Prefeitura vai reestruturar transporte coletivo; Pesquisas e audiência pública vão apontar as mudanças na atual rede de ônibus

  • Diadema estuda termos do edital de contratação de empresa de ônibus.
    Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/01/2023
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Prefeitura vai reestruturar transporte coletivo; Pesquisas e audiência pública vão apontar as mudanças na atual rede de ônibus

ônibus de Diadema

Diadema estuda termos do edital de contratação de empresa de ônibus. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos

A Prefeitura de Diadema está estimulando a população a participar de pesquisa de avaliação do transporte coletivo para recolher informações que vão servir de subsídio aos estudos para promover a reformulação da rede pública da cidade. A pesquisa pode ser acessada pelo site da Prefeitura, no endereço www.novotransportediadema.com.br.

A participação dos moradores também poderá ser feita presencialmente, durante a audiência pública para a discussão dos termos do edital de contratação de nova empresa para operar o serviço de transporte coletivo, que será realizada no dia 13 de fevereiro, às 10h, no Teatro Clara Nunes. O contrato está prestes a vencer.

Uma empresa especializada está realizando os estudos desde o segundo semestre do ano passado para formatar as questões técnicas, econômicas e jurídicas da concessão do serviço com a rede de ônibus reestruturada. Também já realizou pesquisa entre os usuários para coletar subsídios relacionados à atual gestão e operação do sistema de transporte.

O sistema de bilhetagem eletrônica teve alta aprovação, e foram considerados bons o conforto, a conservação e a limpeza dos ônibus. O sistema wi-fi e os ônibus lotados foram mal avaliados, e o tempo de espera nos pontos – principalmente nos finais de semana – foram desaprovados. A atenção dos motoristas com idosos e cadeirantes teve boa avaliação.

Essas informações, mais os estudos, a atual pesquisa e a audiência pública vão apontar as mudanças necessárias para modernizar uma rede de ônibus de 30 anos com a melhoria do conforto, menor tempo de espera nos pontos e mais agilidade no deslocamento.